sexta-feira, 13 de maio de 2011

Encerrada a 49ª AG e empossada da nova presidência da CNBB


Na manhã desta sexta-feira, 13, a então presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou encerrada a 49ª Assembleia Geral da entidade, que teve início em Aparecida (SP), no dia 4 de maio. O encerramento dos trabalhos aconteceram por meio de uma celebração conduzida pela presidência da Conferência que encerra hoje seu mandato de quatro anos.

“Para a presidência da CNBB e Comissões Episcopais Pastorais, presidentes dos organismos do povo de Deus, assessores, secretários executivos, amigos que nos acompanham pelos meios de comunicação, irmãos e irmãs do Senhor acompanha-nos a Palavra de Deus que como luz nos ilumina o madanto de Jesus ecoei em nossos ouvidos e nos estimule na missão que nos confia. Ide por todo o mundo, nas lutas, dificuldades, diante dos desafios e peso da responsabilidade acompanhe-nos a certeza. Eu estarei convosco todos os dias”, iniciou assim seu pronunciamento o então presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha.

Na sua fala dom Geraldo fez menção ao primeiro ato de sua presidência à frente da CNBB que foi a recepção ao papa Bento XVI no dia 9 de maio de 2007. Ele disse que foi “uma graça ter tido a oportunidade de, na sua presidência, poder receber o pontífice pela primeira vez no Brasil”.

A realização da 49ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida foi segundo dom Geraldo, como a experiência dos apóstolos no cenáculo com a mãe de Jesus. “Sentimos-nos como os apóstolos no cenáculo com a mãe de Jesus, unidos no afeto. Aqui nós aprovamos as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), realizamos as eleições para aqueles assumirão a CNBB nos próximos quatro anos e vivemos dez dias pontilhados pelos momentos de oração especialmente a oração eucarística a cada manhã na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida”, frisou dom Geraldo.

Agradecimentos

DSC_0343Dom Geraldo Lyrio Rocha também se dirigiu a todos aqueles que participaram dos trabalhos da presidência da CNBB no quadriênio de 2007 a 2011 agradecendo pela colaboração e enfrentamento das dificuldades. Ao vice-presidente e secretário geral, dom Dom Geraldo afirmou que foram companheiros de “colaboração e profunda comunhão”. Lembrou também os organismos vinculados à CNBB pelo trabalho prestado nos últimos quatro anos, dos assessores nacionais, dos Regionais e suas presidências, do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e o Conselho Permanente.

Pela realização da 49ª AG em Aparecida, dom Geraldo fez questão de lembrar o novo presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, que também é arcebispo de Aparecida; a reitoria do Santuário Nacional de Aparecida e a Congregação dos Redentoristas, “que proporcionaram a realização desta Assembleia aos pés de Nossa Senhora Aparecida”.

Aos que foram eleitos, continuou dom Geraldo Lyrio Rocha. “Imploro o espírito de Deus que ilumine os nesses próximos quatro anos: o presidente, dom Raymundo Damasceno Assis; o vice-presidente, dom José Belisário da Silva; e o secretário geral, dom Leonardo Urich Steiner, que realizem todo o seu trabalho ao longo desse novo quadriênio que começa agora a fim de que tudo que realizarem seja para o fortalecimento da Igreja de Cristo”, disse.

Nova presidência da CNBB

DSC_0350O novo presidente da CNBB, cardeal dom Damasceno, elogiou o trabalho feito pela então presidência. Trabalho “feito com muita competência nos últimos quatro anos. “As Comissões Episcopais Pastorais, os membros do Conselho Permanente, os assessores, funcionários e funcionárias da sede em Brasília: em nome da presidência atual os nossos mais sinceros agradecimentos pedindo que Deus retribua a todos pelo que fizeram pela Igreja no Brasil nos últimos quatro anos”, agradeceu.
Dom Damasceno agradeceu também pela oportunidade lhe dada para “continuar a servir a Igreja. Vemos essas escolhas sempre como a vontade de Deus que nos confiou esta responsabilidade. Agradeço também a todos que depositaram em nós essa confiança. Sabemos que não estamos sozinhos, portanto, a corresponsabilidade é de todos, determinada pelos estatuto e regimento da nossa Conferência”.

As DGAE é o primeiro rumo que a nova presidência da CNBB tem para seguir nos próximos quatro anos, segundo dom Damasceno. Ele disse esperançoso que espera das Igrejas particulares “a aprovação de planos de pastorais fundados nas novas DGAE para que elas sejam realidade na Igreja no Brasil”.

O cardeal encerrou pedindo a Deus e à intercessão de Nossa Senhora Aparecida as bênçãos para esta nova “caminhada e missão evangelizadora que começa hoje, para que possamos sair daqui renovados no nosso ardor missionário”. Pediu também a colaboração de todos “nos âmbitos federal, municipal, estadual”. E finalizou pedindo “ao Cristo ressuscitado companhia nessa nossa nova missão”, finalizou.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário