domingo, 8 de maio de 2011

49ª AG: Cardeal Marc Ouellet retoma meditações no retiro dos bispos

"A Palavra de Deus e a pessoa do bispo". Este foi o tema da segunda meditação feita pelo cardeal Marc Ouellet, orientador do retiro espiritual dos bispos da 49ª Assembleia da CNBB, iniciado na tarde de ontem. A reflexão foi apresentada na manhã de hoje, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida (SP), onde acontece a reunião dos bispos desde quarta-feira, 4.

“Cristo é o único em quem a Pessoa e a missão coincidem absolutamente”, disse o cardeal. “Em nós, seus ministros, a missão não coincide totalmente com a nossa pessoa, pois fomos chamados em um determinado momento, nós dissemos sim e desde nossa ordenação somos investidos do carisma de anunciar a Palavra de Deus para conduzir nosso povo à obediência da fé”, completou.

O cardeal fez uma relação da Palavra de Deus com o múnus de santificar do bispo. “O fundamento do sacerdócio é a instituição da Santa Eucaristia, enquanto memorial do mistério pascal”, afirmou. Ele recordou que ao pronunciar as palavras da consagração o bispo e o padre agem in persona Christi. “O que quer dizer esta expressão misteriosa?”, indagou. “É sempre o Cristo o autor e o sujeito destas palavras que significam e realizam seu dom escatológico à humanidade”, explicou.

“São palavras escatológicas colocadas na boca dos ministros históricos da Nova Aliança pelo Espírito Santo, que faz do Senhor Ressuscitado e de seu ministro um único sujeito sacramental”, acrescentou.

Outro pondo considerado pelo cardeal foi a “identidade trinitária dos batizados e do bispo”. “Enquanto batizado, o bispo, como todo batizado, usufrui da graça mais fundamental que existe: a filiação divina adotiva. Esta é recebida em participação e confirmada pela efusão do espírito filial, que torna o batizado capaz de testemunhar o Cristo com força e perseverança em todas as circunstâncias”.

O cardeal finalizou sua meditação discorrendo sobre a Palavra de Deus e o celibato apostólico do bispo. “A disciplina do celibato na Igreja latina exprime a longa fidelidade da Igreja à vontade do Senhor de escolher aqueles que ele quer para ‘estar com ele’ (Mc 3,24) em uma relação de amizade que fundamenta o ministério apostólico”, ressaltou.

Retiro4Segundo o cardeal Marc Ouellet, o celibato apostólico não é “uma imposição arbitrária da Igreja, mas sim um testemunho de amor, em harmonia profunda com o ministério episcopal e sacerdotal”.

Ontem, após a primeira meditação, os bispos tiveram a celebração penitencial presidida pelo bispo de Jataí (GO), dom José Luiz Majella Delgado. O retiro continua com mais uma meditação e a oração do terço no Santuário de Aparecida onde haverá missa ao meio dia. Amanhã, os bispos retomam as atividades com duas sessões pela manhã e duas pela tarde.


Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário