quarta-feira, 4 de maio de 2011

Santa Missa abre 49ª Assembleia Geral da CNBB


A 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve início na manhã desta quarta-feira, 4, com uma Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. A Celebração Eucarística aconteceu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), às 7h30. Mais de 300 bispos, incluindo 40 eméritos, participam do evento.

Durante a homília, Dom Lorenzo explicou a frase “Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho unigênito para que não morra todo o que n'Ele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3, 16-18), presente no Evangelho de hoje, resumindo-a em duas palavras: amor e vida.

“O amor infinito de Deus é claramente expresso pelo advérbio 'tanto': 'Deus amou tanto'. E pelo verbo 'entregou': 'entregou Seu filho'. Dois termos carregados de profundo significado. 'Tanto' para indicar que o amor de Deus não tem limite, que se compromete até a entrega do Filho único. 'Entregou' para evidenciar que o dom é radical e total, pois o que está em jogo é o resgate do homem”, exemplificou o prelado.

Para explicar o termo 'vida', o núncio apostólico recorreu às palavras do Papa Bento XVI, no seu livro 'Jesus de Nazaré – Segunda Parte', que afirmou que vida eterna significa a vida verdadeira que supera a morte física. “A vida é fruto do amor. Exige atenção, cuidado, seguimento, por isso, o amor visa a eternidade. Jesus deu um testemunho eloquente dessa estratégia divina de assegurar a vida eterna a partir de Sua figura, que triunfou a morte, com a ressurreição”.

Dom Lorenzo falou ainda sobre um dos temas centrais da Assembleia, que são as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Segundo ele, a Boa Nova da ressurreição convida a Igreja a avançar para águas mais profundas em todos os âmbitos da evangelização a fim de valorizar a dignidade humana.

“O semblante da humanidade está preso por ideologias, contravalores, homens ou grupos guiados por interesses pessoais que facilitam comportamentos que desvirtuam o bem primeiro que é a vida. Vemos conflitos bélicos, atos violentos, crescimento da prostituição, corrupção, desprezo pela vida humana. A Páscoa ressoa hoje e proclama a vitória radical da vida sobre a morte e estimula a privilegiar o bem maior, que é a vida, dom de Deus para nós”, concluiu.

Após a Missa, , os bispos se reúniram no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, que fica no pátio do Santuário, para começar a discussão das pautas da Assembleia. O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, fez a saudação inicial e declararou aberto o evento.

Além do presidente, fizeram parte da mesa o vice-presidente e arcebispo de Manaus (AM), Dom Luiz Soares Vieira; o secretário geral e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa; o Arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis; o núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri; o reitor do Santuário, padre Darci Nicioli, e o prefeito da cidade, Antonio Márcio de Siqueira.

Programação de hoje:

7h30 – Missa com Laudes
9h15 – 1ª Sessão – Instalação da assembleia, pró-memória e comissões de trabalho 10h45 – Intervalo
11h15 – 2ª Sessão – Aprovação da pauta, acréscimos de pauta, relatório do presidente e apresentação dos novos bispos
12h45 – Intervalo
15h30 – Oração da Hora Media
15h40 – 3ª Sessão – Análise da Conjuntura Social, com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann
17h10 – Intervalo
17h40 – Oração das Vésperas
18h00 – Análise da Conjuntura Eclesial, com padre Mário de França Miranda
19h30 – Encerramento
20h45 – Reunião do Consep (Conselho Episcopal Pastoral)

Sobre a Assembleia

A 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontece de hoje, 4, até o próximo dia 13, no Santuário Nacional de Aparecida. Um dos temas centrais do evento são as eleições da nova Presidência da Conferência e dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. As eleições deverão começar somente na segunda-feira, 9, após o retiro espiritual dos bispos, que será nos dias 7 e 8. Outro tema discutido será as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário