segunda-feira, 9 de maio de 2011

49ª AG: Apresentado aos bispos CD com releitura dos Salmos e Cânticos de Joseph Gelineau

DomgeraldolyriorochapresidenteFoi apresentado aos bispos, na tarde de hoje, 9, uma reedição do CD com Salmos e Cânticos do padre Joseph Gelineau, liturgista francês que percebeu a possibilidade de criar fórmulas rítmico-melódicas para o texto dos salmos. O CD foi reeditado pelo assessor de Música e Canto da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre José Carlos Sala, e lançado hoje na 49ªAssembleia Geral da CNBB.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha fez um discurso dizendo que de sua parte, só pode apoiar o projeto que chamou de “extraordinária relevância”. “De minha parte, com imensa satisfação, procurei apoiar esse projeto de extraordinária relevância. Hoje, com júbilo pascal, aqui se realiza o lançamento do CD dos Salmos e Cânticos, com melodias de Gelineau”, disse dom Geraldo.

Os arranjos das melodias para coros de duas vozes iguais e quatro vozes mistas, que integram o repertório do CD, são de autoria do Frei Joel Postma, que já trabalhava na obre de Gelineau desde os anos 60.

Segundo Frei_Joel_Postma, foi Joseph Gelineau quem devolveu o cântico dos Salmos aos católicos. “Agora estamos utilizando os textos do Liturgia das Horas e também uma gravação mais profissional, feita em estúdio, pelo coral de São Paulo (SP). Nós fomos os primeiros a cantar os Salmos, no início do Concílio Vaticano II, agora a CNBB, pela figura de seu presidente, fez questão de apoiar e divulgar um CD com a letra oficial da entidade”, disse.










Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário