quinta-feira, 5 de maio de 2011

49ª AG: Para teólogo momento atual pede coragem de “ousar iniciativas novas”


Mrio_de_Frana_MirandaA última sessão do primeiro dia da 49ª Assembleia da CNBB foi dedicada à análise eclesial, feita pelo teólogo padre Mário de França Miranda.

Num texto de oito páginas, o teólogo discorreu sobre seis pontos: nova evangelização, a pessoa de Jesus Cristo, a missão da Igreja, iniciação à vida cristã, Igreja local e comunidades menores e Igreja e realidade sociopolítica.

Segundo padre França o momento crítico vivido na história da humanidade e da Igreja com repercussões em todo o país pede “coragem de encarar a realidade, de discernir o que convém à fé cristã, de ousar iniciativas novas”.

“Vivemos a passagem de uma Igreja de cristandade para uma Igreja de diáspora que nos aproxima de certo modo do cristianismo primitivo”, acentuou o teólogo.

Sobre a relação da Igreja com a realidade política, padre França lembra que “os pobres são importante para manter a Igreja fiel ao espírito do Evangelho”. Em sua opinião “o cristão não pode ceder de modo simplório ao maniqueísmo político, nem cair na tentação do evangelismo político que identifica a fé cristã com alguma opção política concreta”.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário