sexta-feira, 6 de maio de 2011

49ª AG: Encerrado terceiro dia de trabalhos


A última sessão do terceiro dia de trabalhos da 49ª Assembleia da CNBB foi dedicado ao debate sobre a questão indígena. O assunto foi apresentado pelo bispo da prelazia do Xingu (PA) e presidente do Conselho Indigenista Missionário, dom Erwin Krautler. O bispo de Roraima (RR), dom Roque, também participou da apresentação do tema.

Num texto de onze páginas, intitulado “Senhora, salva teu povo!”, dom Erwin recorda o compromisso com a ecologia a partir do tema discutido pela Campanha da Fraternidade deste ano. “O tema da Campanha da Fraternidade tem os contornos de um desafio e de um imperativo: Construir e reconstruir a Vida no Brasil, no continente latino-americano e no Planeta Terra como Vida em Fraternidade com os Povos Indígenas”, disse.

Em seu comunicado, o presidente do CIMI falou sobre a violência contra os povos e lideranças indígenas; os projetos desenvolvimentistas e os seus impactos sobre as terras indígenas; a criminalização das lideranças dos Povos Indígenas; o ataque aos direitos indígenas instituídos na legislação brasileira; a insuficiência e a baixa execução do orçamento indigenista; a assistência à saúde indígena; educação escolar indígena; o protagonismo dos Povos Indígenas e os Povos Indígenas Isolados. (Leia aqui o pronunciamento de dom Erwin).

Eméritos

Na mesma sessão, o bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Esmerado de Barreto Farias, juntamente com o bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino, introduziram o tema sobre os bispos eméritos.

Outros temas

Na primeira sessão de hoje, os bispos fizeram a revisão das atribuições das Comissões Pastorais e aprovaram a criação da Comissão para a Comunicação. Ontem, já haviam decidido criar também a da Juventude, subindo para 12 o número das Comissões Episcopais.

Os bispos também aprovaram a realização da 5ª Semana Social Brasileira. A primeira sessão foi encerrada com o lançamento do livro “Dom Luciano, dom de Deus”, da escritora Margarida Drummond.

Já a segunda sessão da manhã foi toda dedicada aos assuntos de liturgia e à apresentação, para votação, dos textos do missal romano revistos pela Comissão Episcopal para tradução de Textos Litúrgicos (CETEL).

Na terceira sessão da tarde, às 15h40, os assuntos foram relativos aos 50 anos do Movimento de Educação de Base e à comunicação, quando o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da atual Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação, dom Orani João Tempesta, convidou a assembleia para o Seminário de Comunicação para os bispos, nos dias 12 a 16 de julho, no Rio de Janeiro. O arcebispo falou, ainda, da programação do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação que sua arquidiocese acolhe nos dias 17 a 21 de julho.

Retiro

O retiro espiritual dos bispos começa na tarde de amanhã sob a orientação do Prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Ouellet. Antes, pela manhã, haverá duas sessões de trabalho. A Sala de Imprensa da Assembleia fecha às 12h30 deste sábado, 7, e volta a abrir na segunda-feira, dia 9. O retiro termina no domingo, com a missa ao meio dia, no Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelo arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), dom Raymundo Damasceno Assis.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário