segunda-feira, 9 de maio de 2011

49ª AG: Cardeal Marc Ouellet se impressiona com a unidade dos bispos e a fé do povo brasileiro

49ag_cardMarcOuelletO prefeito da Congregação para os Bispos no Vaticano, cardeal Marc Ouellet, concedeu uma entrevista ontem, 8, ao final da missa de que marcou o fim do Retiro Espiritual dos Bispos, no Santuário Nacional de Aparecida, na qual destacou a unidade dos bispos brasileiros, ressaltou as qualidade do beato João Paulo II e a importância da Missão Continental.

Convidado pelos bispos brasileiros a orientar o Retiro Espiritual dos Bispos, que aconteceu nos dias 7 e 8, o cardeal Ouellet se disse impressionado com a unidade do episcopado brasileiro. “Levo do Brasil uma impressão extraordinária de unidade e também de entusiasmo. Vendo toda a Conferência Episcopal brasileira reunida, juntamente com o povo, cantando ao final das celebrações, se sente a fé, se sente a força da fé e da devoção à Virgem Maria”, destacou.

O cardeal também destacou a alegria em partilhar com os bispos brasileiros o retiro espiritual e falou sobre a importância da continuidade da Missão Continental. “Agradeço muito o convite para participar do Retiro Espiritual dos bispos da maior Conferência Episcopal do mundo. Nestes dois dias pudemos nos animar e compartilhar a visão da Santa Sé da missão da igreja no Continente. Eu tenho observado a unidade de todos os bispos da Igreja brasileira, pois a força da igreja é justamente a unidade, e aqui, no Brasil, pude tocar e sentir essa unidade e também estou muito feliz em ter podido contribuir um pouco, animado a ir a diante a Missão Continental”.

O prefeito da Congregação para os Bispos no Vaticano falou também sobre a evangelização na América Latina. Segundo Ouellet, a renovação da Igreja passa por Aparecida e pelos santuários marianos, pois, “é onde está à fé, a fé de um povo e a fé da Igreja, pois se renova com o contato com a fé em Maria, com a invocação do Espírito Santo, com a riqueza das vocações e com a unidade de todos. A unidade dos leigos com os religiosos e com os bispos. Eu creio que a renovação da Igreja passa por este testemunho de discípulos, que são missionários”.

Falando um pouco sobre o Retiro Espiritual, o cardeal destacou a Exortação Apostólica Verbum DominiI, escrita pelo papa Bento XVI. “Eu falei muito nestes dias sobre a Exortação Apostólica Verbum Domini que foi dada para Igreja pelo papa depois do Sínodo Sobre a Palavra de Deus, de 2008. Eu creio que a recepção dessa Exortação, que nos dá o mais fundamental de nossa fé é dizer que Deus nos fala e que Deus espera nossa resposta e que Deus nos fala através de Jesus Cristo, graças a Maria, que pregava a Palavra de Deus e que continuou a pregar a todo o povo. E eu creio que a Palavra de Deus é o caminho e um desígnio que a Igreja católica está recebendo outra vez, e percebendo que ela [a Palavra] é o mais fundamental, pois, se faz carne e que nos convida a responder”.

Por fim, o cardeal Marc Ouellet falou sobre o beato João Paulo II, chamando-o de “dom extraordinário para a Igreja”. De acordo dom ele, João Paulo II foi um padre para a humanidade e para a Igreja.

“Um grande pastor, um grande evangelizador, um homem de coragem e de determinação, e um homem de oração, um homem que foi disponível ao Espírito Santo, por isso era tão livre, suas iniciativas não podiam ser previstas porque era um homem levado pelo Espírito Santo, e porque era um homem muito profundamente enraizado na oração. Então ele foi um dom extraordinário que Deus deu a Igreja e a humanidade”, disse.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário