domingo, 8 de maio de 2011

AG: Retiro dos bispos é encerrado com missa no Santuário de Aparecida


O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidiu a missa que marcou o encerramento do retiro espiritual iniciado ontem, 7, pelos bispos da 49ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Com o Santuário de Aparecida lotado e sob o canto de “A bênção, João de Deus”, a celebração começou ao meio dia e homenageou o beato João Paulo II e as mães.

“Do papa João Paulo II todos guardamos a mais grata satisfação”, disse o cardeal Damasceno, recordando suas três visitas apostólicas ao Brasil em 1980, 1991 e 1997. “Guardamos, sobretudo, suas mensagens tão ricas para a vida de nossa Igreja e de nosso povo”, acrescentou.

DDamascenoAo comentar os textos litúrgicos proclamados na celebração, o cardeal exortou os fiéis ao encontro pessoal com Jesus Cristo, a exemplo dos discípulos de Emaús. “Também nós podemos encontrar Jesus Cristo na fé recebida na nossa Igreja, que é nossa casa”, acentuou.

O cardeal citou o documento da Conferência Episcopal da América Latina e Caribe, realizada em Aparecida em 2007, para mostrar os lugares de encontro com Jesus Cristo. De acordo com dom Damasceno, a Escritura, a Eucaristia e a Comunidade são os lugares privilegiados do encontro com Cristo.

“Sem participação na eucaristia, não existiria discípulo-missionário maduro”, disse.
Dom Damasceno dirigiu, ainda, uma saudação especial às mães que celebram hoje seu dia. “Celebrar o dia das mães é celebrar a vida, sua presença que acolhe, educa e ajuda a crescer”, destacou.

Segundo o cardeal, a celebração do dia das mães recorda a importância “fundamental” da família, “que é fundada na união do homem e da mulher”.

No final da celebração, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, saudou dom Damasceno pelo cardinalato recebido no final do ano passado.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário