terça-feira, 10 de maio de 2011

49ª AG: Dom Angélico Sândalo fala sobre os bispos eméritos, em coletiva com a imprensa

49ag_domangelicosandaloNa coletiva de imprensa de hoje, 10, da 49ª Assembleia Geral da CNBB, que se encerrou a pouco, o bispo emérito de Blumenau (SC) e presidente da Subcomissão para os Bispos Eméritos, dom Angélico Sândalo Bernardino, apresentou à imprensa o pedido feito por ele à Assembleia Geral da CNBB para que haja uma mudança no Código de Direito Canônico, para que os bispos eméritos permaneçam nas Conferências Episcopais após tornarem-se eméritos.

O atual Código de Direito Canônico afirma que o bispo, após completar 75 anos de idade, apresente a carta de renuncia de seu cargo à Santa Sé. Sendo aceita pelo papa, o bispo se torna emérito, deixando a administração da diocese e deixando também de pertencer a Conferência Episcopal de seu país (cânon 401 do CDC).

Dom Angélico, que representa hoje no Brasil 150 bispos eméritos, afirmou que a Igreja deve caminhar juntamente com o progresso jurídico, e destacou que os bispos eméritos não desejam ocupar cargos de direção, mas apenas continuar colaborando com a Conferência Episcopal.

"A função de bispo emérito surgiu há 50 anos. Faz pouco tempo juridicamente, e a Igreja não vai muito rápido. Normas no aspecto jurídico apareceram, mas, nós precisamos progredir no aspecto da comunhão. Nós [eméritos] achamos que é salutar a medida que ao completar 75 anos deixemos a administração da diocese, mas é inadmissível que nós sejamos excluídos da Conferência porque é uma medida discriminatória. De tal forma, nossa Subcomissão encaminhou a esta Assembleia um pedido para que nós endereçássemos ao Papa o pedido de modificação do Código de Direito Canônico, para que a leia valha para toda a Igreja. A fim de que o bispo emérito possa realmente continuar a pertencer à Conferência Episcopal e evidentemente com atribuições e encargos menores, nós não vamos pretender que um bispo emérito ocupe um cargo de direção da Conferência, mas que participe dando a sua colaboração e experiência acumulada. Por isso esperamos que a resposta seja positiva”, afirmou dom Angélico Sândalo.

Perguntado se está preocupado com a sociedade, que afirmam alguns especialistas, está se tornando cada dia mais envelhecida, dom Angélico destacou que está mais preocupado com os jovens, que cada vez mais morrem mais cedo, deixando a sociedade aflita, por conta da violência, das drogas e da falta de fé.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário