terça-feira, 10 de maio de 2011

49ª AG: Rádio Vaticano 50 anos do programa brasileiro e 80 anos de existência


Um momento da primeira sessão desta terça-feira, 10, foi concedido à Rádio Vaticano que comemora 80 anos de fundação e 53 anos do programa brasileiro, neste ano. Um dos jornalistas do programa, Silvonei José, fez menção à história do rádio. “Falam muito que o Rádio poderia ser uma irmã cega da televisão e do cinema, já pregaram até o seu fim, mas estamos aí. O rádio surpreendeu e caminha presente em todos os momentos da nossa vida e é um veículo de comunicação que fala aos nossos olhos e corações”, disse o comunicador.

Silvonei informou que a Rádio Vaticano é uma grande estrutura de comunicação que conta com mais de 40 idiomas transmitindo a mensagem do papa Bento XVI ao mundo e que necessita de bons comunicadores para transmitir também os acontecimentos mundiais de maneira íntegra e objetiva.

Ainda durante sua fala, Silvonei José agradeceu aos bispos do Brasil pela colaboração à Rádio Vaticano através de suas falas, entrevistas, participações em programas, comentários. Ele se dirigiu à presidência da CNBB e agradeceu também pela receptividade na Assembleia Geral ao longo dos últimos quatro anos.

Padre César Augusto dos Santos, que também integra o corpo de comunicadores do programa brasileiro da Rádio Vaticano, agradeceu pela oportunidade de participar da Assembleia Geral da CNBB e disse que “a Rádio do papa se torna cada vez mais um elemento de grande importância para a divulgação da mensagem pontifícia”. Ele afirmou que o veículo é também parte da “nova evangelização desenvolvida por Bento XVI que propicia o anúncio da Palavra em sua programação”.

49ag_presidenteradiovaticanO presidente da entidade Amigos da Rádio Vaticano, Marcelo Richtmann, deixou claro aos bispos que o “Programa Brasileiro só existe porque existe a Igreja Católica no Brasil” e que por isso é importante a atuação da Igreja para que o programa na Rádio seja levado adiante. Richtmann explicou também que o trabalho da entidade Amigos da Rádio Vaticano é publicar um site “onde todos os veículos de comunicação, dioceses, e a população brasileira possam ter acesso à Rádio sete dias por semana e 24h por dia” com o objetivo também de chegar às dioceses do país através de seus próprios veículos de informação. “Nossa ideia é facilitar que a Palavra chegue até as casas brasileiras. Temos poucos recursos, mas muita fé”, acentuou.

A Rádio e o Programa Brasileiro

A Rádio Vaticano, “Rádio do Papa”, como assim é conhecida, nasceu em 1931 com o objetivo de levar a voz do papa ao mundo. O programa brasileiro, por sua vez, tem 53 anos em atividade e funciona hoje com três programas diários ao vivo. Um às 8h, outro às 14h e outro às 20h (horário de Brasília). A programação pode ser ouvida pela internet através do site http://www.radiovaticana.org/bra

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário