terça-feira, 4 de maio de 2010

Vamos refletir sobre a importância da terra para a vida humana, disse dom Décio Zandonade



No início da tarde desta terça-feira, 4, aconteceu a primeira coletiva de imprensa da 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bispo de Colatina (ES), dom Décio Zandonade, falou da importância do tema central ‘Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no mundo’, para a Igreja na atualidade. “É um tema importante para a vida da Igreja, hoje, e a discussão deve ser desenvolvida em um âmbito maior, como a Assembleia Geral”. Para o bispo, a missão de Jesus ultrapassa a esfera da Igreja. “A missão da Igreja deve ser desenvolvida junto à sociedade”.

Além do tema central, dom Décio destacou a importância de outros temas a serem tratados ao longo da Assembleia, como é o caso da Reforma Agrária. De acordo com o bispo, é um tema que merece mais reflexões e não se desenvolve apenas em uma Assembleia. Ele frisa ainda que o problema da terra no Brasil é histórico. “A política agrária brasileira não teve muitas evoluções, basta olhar para a população rural, que hoje está praticamente toda na zona urbana. Quem continua na zona rural quase que não tem como viver de maneira digna”.

Ainda sobre a questão da terra, dom Décio disse que os bispos discutirão sobre a preservação ambiental, a importância da natureza, sobretudo no Brasil, que tem uma ‘grande força natural’. “Vamos refletir sobre a importância da terra para a vida humana, de modo especial, da terra brasileira, que tem grande potencial natural”. “O objetivo dessas reflexões durante o encontro”, disse dom Décio, “é abrir uma discussão maior na sociedade, nas comunidades eclesiais de base, para que haja um reflexão mais profunda sobre esse tema”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário