quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cardeal Hummes visita Assembleia da CNBB


O prefeito da Congregação para Clero, cardeal dom Cláudio Hummes, participou, na final da manhã de hoje, do encerramento da 48ª Assembleia da CNBB, em Brasília. O cardeal é o enviado especial do papa Bento XVI para o Congresso Nacional Eucarístico, que começa hoje à noite na capital federal.

“É uma emoção e uma alegria estar de volta a esta casa. Embora eu seja arcebispo emérito, ainda me sinto em casa”, disse dom Cláudio. “O Santo Padre manda um grande abraço a todos os bispos do Brasil. Ele tem uma grande alegria com o Congresso Eucarístico e com os trabalhos desta Assembleia. Ele está hoje em Fátima, Portugal, mas está aqui conosco espiritualmente”, completou.

Na sessão de encerramento da Assembleia, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, agradeceu aos bispos e fez um balanço muito positivo da 48ª Assembleia que aprovou duas mensagens, duas declarações e uma carta. Além disso, os bispos aprovaram também um texto sobre a questão agrária como um documento de estudo e debate. Os bispos confirmaram também os acréscimos feitos pela Congregação para a Educação Católica ao documento sobre as Diretrizes da Formação Presbisteral, aprovado na assembleia do ano passado. O Documento volta, agora, à Congregação para o reconhecimento final.

Dom Geraldo agradeceu também aos que trabalharam na organização da Assembleia e fez questão de apresentar, especialmente, a direção e os funcionários da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, que acolheu a Assembleia. Após uma oração e a bênção final, dom Geraldo declarou encerrada a 48a Assembleia.

Terminada a Assembleia, houve uma coletiva de imprensa com o presidente e o secretário da CNBB. A Presidência fez um pronunciamento sobre abusos sexuais na Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário