quinta-feira, 27 de maio de 2010

Em bonita festa, Diocese de Piracicaba celebrou sua unidade


























Era o dia de Pentecostes. Todos estavam reunidos junto com Maria, quando o Espírito Santo desceu sobre eles e transformou-os. Com alegria e entusiasmo, os apóstolos saíram a pregar: iniciava-se a missão da Igreja fundada por Jesus para perpetuar sua obra redentora.

Esse fato foi revivido e atualizado com a celebração da solenidade litúrgica de Pentecostes, no dia 23 de maio. Na tarde desse dia, a Diocese de Piracicaba se reuniu numa bonita festa, marcada por muita alegria e entusiasmo: foi a 4ª Concentração Diocesana, que reuniu representantes das comunidades paroquiais, das pastorais, dos movimentos, das associações apostólicas e das novas comunidades, religiosos, seminaristas, diáconos e sacerdotes. Foi o grande encontro diocesano em torno de nosso bispo Dom Fernando que, como sucessor dos apóstolos, torna atual e visível entre nós o primeiro Pentecostes.

Celebração solene e muito bonita, com a participação entusiasmada de todos; generosidade e partilha expressas na doação de alimentos para os pobres; sorteio de vários prêmios, e um animado show musical do Padre Joãozinho: assim foi a bonita festa que celebra a unidade diocesana, reunindo perto de cinco mil pessoas no salão social do clube do Sindicatos dos Metalúrgicos de Piracicaba. Teve como tema “Eucaristia: Pão da unidade”, em sintonia com o 16º Congresso Eucarístico Nacional, realizado de 13 a 16 de maio em Brasília, cujo tema foi “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”.

Com a coordenação e comentários do Padre Paulo Roberto Saraiva de Brito, e contando com a colaboração da Irmã Custódia M. Cardoso na condução dos cantos, a concentração se iniciou às 14h45, com orações e cantos, preparando todos para a solene Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos párocos e outros sacerdotes. Às 15 horas iniciou-se a procissão de entrada, enquanto a assembleia cantava com muito entusiasmo: “Nós estamos aqui reunidos como estavam em Jerusalém, pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem.” Dentro da celebração, também em sintonia com o Congresso Eucarístico, um dos atos foi a renovação dos mandatos dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.

SINAL DE UNIDADE - Nos comentários iniciais, Padre Paulo Roberto lembrou que Pentecostes é sinal de unidade, espírito que marca também a concentração. Também lembrou que a Igreja está celebrando o Ano Sacerdotal, destacando a importância da missão dos sacerdotes para a Igreja.

Na homilia, Dom Fernando disse que em Pentecostes festejamos “o Espírito Santo que nos foi dado”, que é a alma e a força maior da Igreja. Ressaltou que a Igreja é a comunidade dos seguidores de Cristo e que “temos um princípio unificador que é o Espírito Santo. Ele é alma, inteligência, força que nos move a Deus.”

Depois lembrou o sentido de unidade da concentração diocesana, salientando que “é importante que se torne visível essa unidade numa celebração.” Ressaltou, ainda, que embora sejamos membros de uma comunidade, de uma paróquia, devemos lembrar que a realidade eclesial “vai além dessa pertença, para celebrar a pertença da Igreja diocesana.” Mas é preciso ir mais além, pois “somos o povo de Deus, a Igreja de Jesus Cristo cuja alma é o Espírito Santo.”

Dirigindo-se aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, destacou seu importante trabalho na comunidade, principalmente o de levar a Eucaristia a quem não pode participar. “Ser ministro é ser servo da Eucaristia, por isso exige empenho” – declarou. Terminada a homilia, o bispo procedeu à cerimônia de renovação do mandato dos Ministros da Eucaristia.

Após a comunhão, foi feita uma homenagem aos sacerdotes, em vista da celebração do Ano Sacerdotal. A eles foi entregue um documento que faz parte da coleção Subsídios Doutrinais da CNBB, intitulado “Presbítero, anunciador da Palavra de Deus, educador da fé e da moral da Igreja”. Enquanto os padres recebiam a lembrança, a assembleia entoou um canto que fala do dom e da missão do sacerdote, chamado ao serviço do Reino de Deus. A singela homenagem foi concluída com uma calorosa salva de palmas.

SÍMBOLOS – A celebração litúrgica foi solene e muito bonita, carregada de diversos símbolos que a enriqueceram. Assim, no início da Liturgia da Palavra, a Bíblia foi conduzida em meio a dança, coreografia e símbolos populares, como a Bandeira do Divino, atabaque, pandeiro, e pessoas representando brancos, negros e índios. Antes da proclamação do evangelho, sete velas grandes vermelhas, representando os sete dons do Espírito Santo, percorreram o salão e ficaram colocadas próximas ao altar.

Na oração dos fiéis, jovens seguravam recipientes com incenso que eram levantados ao final de cada pedido, assim cantado: “Que minha prece feita a ti se eleve como incenso”. E no ofertório, nova coreografia, com a oferta de pão.

GESTO DE PARTILHA - Como expressão da mensagem eucarística de doação e partilha, os participantes ofereceram alimentos que foram entregues aos Vicentinos para serem doados aos pobres. Os frutos desse gesto concreto de solidariedade foram 1.955 quilos de alimentos (arroz, macarrão, óleo, feijão e café), além de 345 litros de leite longa-vida. Some-se a isso uma doação especial da prefeitura de Santa Gertrudes que ofertou 3 mil quilos de feijão.

SORTEIO – Após a missa, foi realizado um sorteio entre os presentes que, na entrada, receberam um cupom numerado. Foram contemplados 21 participantes que foram premiados com relógio de parede, ventiladores, ferros a vapor, jogo de sobremesa de cristal, cafeteira elétrica, secador de cabelos, liquidificadores, boneca, grill, réchaud de porcelana, violino, aparelho de DVD, forno micro-ondas, bicicleta e televisão.

Esses prêmios foram doados pelos Conselhos dos Vicentinos (Central Norte, Central Piracicaba e Central Rio Claro), grupos do movimento Mãe Rainha (de Rafard, Rio das Pedras, Saltinho e Piracicaba), equipe diocesana da Pastoral da Criança, Mosteiro das Irmãs Concepcionistas (com doação dos fiéis que participam de missas em sua capela), Paróquia São Lucas (que recebeu doação de Bankinha da Vila Sônia e do Gustavo Magazine), e do músico Nelson Polizel que ofereceu o violino.

SHOW MUSICAL - Encerrando a festa diocesana, realizou-se um show musical com o Padre Joãozinho. Com belas músicas, o padre cantor contagiou a todos que participaram com muito entusiasmo durante mais de uma hora. Músicas de evangelização com bonitas mensagens, muitas delas acompanhadas em coro pelos participantes, atestando a popularidade do sacerdote cantor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário