quarta-feira, 12 de maio de 2010

Em coletiva, dom Beni destaca a importância da Palavra de Deus, CEBs e Missão Continental


O bispo de Lorena (SP), dom Benedito Beni dos Santos, fez uma avaliação da 48ª AG da CNBB. De acordo com ele, o ponto de destaque no encontro é a convivência dos bispos, que proporciona um debate saudável, fraterno e democrático durante dez dias.

“Nosso episcopado é o maior do mundo. Estamos presentes na Assembleia com 313 bispos, entre os quais 27 eméritos. Esses dias representam para nós, bispos, momentos importantes de convivência marcados pela fraternidade e democracia. Debatemos temas difíceis, mas tudo ocorreu nm clima livre e todos puderam expor seus temas, sendo sempre aplaudidos”. Dom Beni destacou a singularidade da Assembleia dos Bispos como modelo de plenário a ser adotado em outras instâncias da sociedade. “A forma de debate na Assembleia dos bispos não acontece em nenhum lugar do mundo. Nossa Assembleia é um modelo de convivência democrático, que a CNBB dá a toda nação”, enfatizou.

Dentre os temas discutidos durante os dez dias de Assembleia, o bispo de Lorena destacou a discussão do tema central, “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo” – como “muito importante para a Igreja no Brasil”. Ele afirmou que a temática, “complexa”, poderá ter continuidade na Assembleia de 2011. “O tema central sobre a Palavra de Deus é muito importante para nosso povo; a Palavra de Deus é uma forma indispensável de animação para toda a pastoral da Igreja. A Bíblia exerce muita atração sobre o povo porque ela encerra uma sabedoria. Ela ensina o homem a viver e a caminhar para Deus”, sublinhou. Dom Beni completou dizendo que a bíblia deve ser estudada como “alimento para as pastorais da Igreja”.

“As pastorais são um conjunto de ações práticas através das quais a Boa Nova se tornou uma realidade para as pessoas, para os doentes e a juventude. A bíblia precisa ser a alma e o alimento das nossas pastorais”.

CEBs
Fruto do Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) também foram pontuadas por dom Beni como “modelo de Igreja baseada na comunhão. “A Igreja não está organizada como democracia e ela não é democracia. Ela é comunhão e esse é um novo modo da Igreja educar as pessoas na sociedade. Essa é uma das contribuições que a Igreja pode dar à sociedade, levando o aspecto comunitário. A Igreja organizada no modelo das CEBs é indispensável para dar um novo impulso às comunidades de base, que são tão numerosas na Igreja”.

Missão Continental
Dom Beni também citou a “Missão Continental”, que surgiu em 2007, com a realização da V Conferência Episcopal Latino Americana de Aparecida. Ele lembrou que o projeto é "particular" por desenvolver um modelo de missão permanente, diferenciado das missões tradicionais. O Projeto é voltado para toda a Igreja na América Latina, que é autônoma para desenvolvê-lo de acordo com a cultura de cada país. No Brasil, destacou dom Beni, há o projeto Um Milhão de Bíblias, desenvolvido pela CNBB com o objetivo de atingir as pessoas através da leitura orante da Palavra. “Dentro do Projeto da Missão Continental, a Igreja no Brasil desenvolveu o Projeto de Doação de Um Milhão de Bíblias. Esse projeto não se resume a apenas entregar às pessoas a bíblia, mas a ensiná-las a ler de maneira orante, respondendo aos apelos da Palavra. Nesse sentido, não queremos apenas distribuir a bíblia em massa, mas ensinar as pessoas a desenvolverem o amor e a boa leitura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário