segunda-feira, 3 de maio de 2010

Comunicado da Santa Sé sobre os Legionários de Cristo



1. Em 30 de abril e 1º de maio, o Cardeal Secretário de Estado presidiu, no Vaticano, uma reunião com os cinco bispos encarregados da Visita Apostólica à Congregação dos Legionários de Cristo (o Arcebispo de Valladolid, Dom Ricardo Blázquez Pérez; o Arcebispo de Denver, Dom Charles Joseph Chaput; o Arcebispo de Concepción, Dom Ricardo Ezzati Andrello; o bispo de Alexandria, Dom Giuseppe Versaldi; o bispo de Tepic, Dom Ricardo Watty Urquidi). Também participaram os prefeitos da Congregação para a Doutrina da Fé e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, bem como o Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Uma das sessões desenvolveu-se na presença do Santo Padre, a quem os Visitadores apresentaram uma síntese de seus relatórios, já previamente enviadas.

No curso da Visita, foram realizadas entrevistas pessoais com mais de mil Legionários e examinados centenas de testemunhos escritos. Os Visitadores estiveram em quase todas as casas religiosas e em muitas das obras de apostolado dirigidas pela Congregação. Escutaram, de viva voz ou por escrito, o juízo de muitos bispos diocesanos dos países em que atua a Congregação. Os Visitadores tiveram encontros também com numerosos membros do Movimento Regnum Christi, especialmente com homens e mulheres consagrados, embora esse não fosse o objeto da visita. Receberam, ademais, uma abundante correspondência de leigos comprometidos e de familiares de membros do Movimento.

Os cinco Visitadores salientaram a acolhida sincera que lhes foi dispensada e o espírito de colaboração construtiva mostrado pela Congregação e por seus religiosos pessoalmente. Embora tenham atuado independentemente, os Visitadores chegaram a uma avaliação amplamente convergente e a um juízo compartilhado. Atestaram que encontraram um grande número de religiosos exemplares, retos, com muito talento, muitos deles jovens, que buscam a Cristo com autêntico fervor e que entregam toda sua vida a difundir o Reino de Deus.

2. A Visita Apostólica pôde comprovar que a conduta do padre Marcial Maciel Degollado causou sérias consequências na vida e na estrutura da Legião, até o ponto de se fazer necessário um caminho de profunda revisão.

Os comportamentos gravíssimos e objetivamente imorais de padre Maciel, confirmados por testemunhos incontestáveis, representam ao mesmo tempo autênticos delitos e revelam uma vida carente de escrúpulos e de verdadeiro sentimento religioso. tal vida era desconhecida de grande parte dos Legionários, sobretudo pelo sistema de relações construído pelo padre Maciel, que soube habilmente criar álibis, ganhar confiança, familiaridade e silêncio dos que o rodeavam e fortalecer seu própio papel de fundador carismático.

Frequentemente, o descrédito lamentável e o afastamento de quantos duvidavam de sua reta conduta, assim como a errônea convicção de não querer danar o bem que a Legião estava concretizando, haviam criado ao seu redor um mecanismo de defesa que lhe permitiu ser inatacável por muito tempo, tornado, por conseguinte, muito difícil o conhecimento de sua verdadeira vida.

3. O zelo sincero da maioria dos Legionários, que se pôde perceber nas visitas às casas da Congregação e a muitas de suas obras, muito apreciadas por inúmeras pessoas, levou a muitos, no passado, a pensar que as acusações, que cada vez eram mais insistentes e que apareciam por toda a parte, não podiam ser mais que calúnias.

Por isso, o descobrimento e o conhecimento da verdade sobre o fundador provocou nos membros da Legião surpresa, desconcerto e dor profundas, colocadas claramente em relevo pelos Visitadores.

4. Dos resultados da Visita Apostólica aparecem com clareza, entre outros, os elementos:

a) a necessidade de redefinir o carisma da Congregação dos Legionários de Cristo, preservando o núcleo verdadeiro, o da "militia Christi", que caracteriza a atividade apostólica e missionária da Igreja e que não se identifica com a busca da eficiência a qualquer custo;

b) a necessidade de revisar o exercício da autoridade, que deve estar unida à verdade, para respeitar a consciência e ser exercida à luz do Evangelho como autêntico serviço eclesial;

c) a necessidade de preservar o entusiasmo da fé dos jovens, o zelo missionário, o dinamismo apostólico por meio de uma adequada formação. Com efeito, a decepção pelo fundador poeria questionar sua vocação e o núcleo do carisma que pertence aos Legionários de Cristo e lhes é própio.

5. O Santo Padre deseja assegurar a todos os Legionários e aos membros do Movimento Regnum Christi que não estão sozinhos: a Igreja tem a firme vontade de acompanhá-los no caminho de purificação que lhes espera. Esse comportará também um diálogo sincero com quem, dentro e fora da Legião, foi vítima dos abusos sexuais e do sistema de poder criado pelo fundador: a eles se dirige o pensamento e a oração do Santo Padre neste momento, junto com a gratidão a quem entre eles, inclusive em meio a grandes dificuldades, teve a valentia e a constância de exigir a verdade.

6. O Santo Padre, que agradece aos Visitadores o delicado trabalho que exerceram com competência, generosidade e profunda sensibilidade pastoral, se reservou assinalar em breve os modos desse acompanhamento, começando pela nomeação de um Deselegado seu e de uma comissão para o estudo das constituições.

O Santo Padre enviará um Visitador aos membros consagrados do Movimento Regnum Christi, que insistentemente o solicitaram.

7. Finalmente, o Papa renova seu alento a todos os Legionários de Cristo, a suas famílias, aos leigos comprometidos com o Movimento Regnum Christi, neste momento difícil para a Congregação e para cada um deles. Os exorta a não perder de vista que sua vocação, nascida da chamada de Cristo e animada pelo ideal de dar testemunho de seu amor no mundo, é um autêntico dom de Deus, uma riqueza para a Igreja, o fundamento indestrutível sobre o qual construir seu futuro pessoal e o da Legião.

Um comentário:

  1. estou convencida que tudo se irá compor e que os Legionários de cristo continuaram a ser abencoados por deus.

    Deus não exige mt de nos, apenas exige santidade.

    abraço em cristo,
    olga

    ResponderExcluir