sábado, 8 de maio de 2010

48ª AG: Padres são homenageados pelos bispos



Com uma missa presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios e a Vida Consagrada, dom Esmeraldo Barreto Farias, os bispos que participam da 48ª Assembleia da CNBB homenagearam, neste sábado, 8, os padres do Brasil, por ocasião do Ano Sacerdotal. A missa foi celebrada no Santuário Dom Bosco, em Brasília, e teve a participação de 30 padres, além dos mais de 300 bispos.

Dom Esmeraldo lembrou que os padres devem ser sinais de Cristo no mundo. “Somos chamados a ser sinais do Cristo servo em meio à cultura que incentiva e determina os padrões do subjetivismo exacerbado, do consumismo, onde tudo passa a ser decidido a partir daquilo que pode satisfazer o indivíduo”, disse o bispo.

Chamados ao altar, os padres presentes na celebração receberam dos bispos concelebrantes uma bíblia, sob o canto “graças a Deus, demos graças a Deus pelos padres que nos deu”.

Os desafios enfrentados pelos padres também foram elencados por dom Esmeraldo, especialmente na Amazônia, “realidade de complexidade e perplexidade; de impotência diante das drogas, da violência, da extrema pobreza, das periferias dos grandes centros que crescem a cada dia e se encontram sem a mínima infraestrutura; impotência diante dos grandes projetos; realidade de isolamento vivendo em áreas muitos distantes e com um sistema de comunicação precário”.

As atividades da Assembleia continuam neste sábado com quatro sessões de trabalho. O tema da questão agrária será apresentado na primeira sessão da manhã. Já a manhã de domingo será reservada para um momento de espiritualidade no Santuário Dom Bosco, terminando com a missa às 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário