segunda-feira, 24 de maio de 2010

Padre deve ser homem de oração, afirma secretário para o Clero


No decorrer do Ano Sacerdotal, o Papa destacou em diversas ocasiões a importância fundamental da oração na vida e na missão dos padres. Esta é a convicção de Dom Mauro Piacenza, Secretário da Congregação para o Clero, que identifica na missa o local de máxima oração do sacerdote.

"Na celebração da missa, onde temos o vértice, o ápice da ação de culto, da oração, do sacrifício, então ali se configura o padre. Portanto, se eu devo perguntar quem é o padre, devo sobretudo observar o mistério da missa porque devo ver o mistério da cruz e, portanto evidentemente, o mistério da missa que o representa".

Agindo in persona Christi, como se fosse o próprio Cristo a celebrar, a missa representa para o padre o momento de oração em que está mais próximo de Jesus e no qual exercita de maneira mais sublime o seu ministério, explica o bispo encarregado pelo Ano Sacerdotal. Todavia, existem outras formas de oração para o padre, como a Liturgia das Horas e da Adoração eucarística.

"Em meio ao dinamismo de cada dia, a adoração é um espaço de tempo extremamente produtivo".

Recordando depois a oração do Terço e a meditação da Palavra de Deus nas Escrituras, Dom Piacenza evidencia a capacidade da oração de iluminar a atividade do padre. Isso porque a oração dos ministros ordenados, assim como o seu empenho pastoral, tem somente um único objetivo: conduzir a Cristo.

"É ele que deve pregar, é ele que deve ouvir as confissões, é ele que deve celebrar, é Jesus. E portanto, dizemos que a oração ajuda o padre a realizar aquilo que São João Batista dizia: 'é oportuno que eu diminua para que ele cresça'", destaca o secretário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário