quinta-feira, 6 de maio de 2010

Arcebispo de Sorocaba destaca atuação das instituições católicas de ensino no Brasil



“É uma grande preocupação da Igreja hoje o meio universitário. Ali se formam os principais protagonistas de uma história que nós queremos que seja nova, em que a justiça, a verdade o amor e a unidade se façam presentes”, destacou, hoje, 6, o arcebispo de Sorocaba (SP), dom Eduardo Benes, que é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Eduardo, que está participando em Brasília da 48ª Assembleia Geral da CNBB, destacou na coletiva de imprensa o trabalho realizado pelas instituições católicas de educação no avanço escolar do país. “Temos um amplo setor de atuação, como escolas de nível básico e fundamental e também temos as Universidades Católicas. Todas essas instituições estão congregadas numa só organismo chamado de Associação Nacional de Escolas Católicas (ANEC). Temos que dar principal destaque às Universidades Católicas de todo o Brasil, pois, estão fazendo um trabalho belíssimo, e principalmente muito sério, na educação de nossos jovens.”

O arcebispo relaciona ainda as diretrizes de ensino das instituições católicas, dizendo que elas [universidades e instituições de ensino católicos] conseguem dar mais sentido ao conhecimento. “Eu sinto como é importante que os estudantes nas mais diversas áreas, possam receber uma mensagem que dê sentido ao seu viver e ao seu saber. É preciso que haja humanismo, e o Evangelho oferece esse humanismo, e as universidades Católicas agem dessa forma”.

Encontro Nacional de Universitários
Dom Eduardo destacou também a realização do 1º Encontro Nacional de Universitários Cristãos, que acontecerá na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na unidade de Betim, de 10 a 12 de outubro. “Este evento será organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da CNBB. E dirigido pelo Setor Universidades. Neste evento, haverá também a participação de representantes da Pastoral Universitária de cada Regional. São convidados, além das Universidades Católicas de todo o país, as Universidades Federais, as Faculdades particulares e movimentos que atuam nas instituições de ensino superior”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário