quinta-feira, 13 de maio de 2010

CEN-2010: Chega a Brasília, o cardeal dom Cláudio Hummes


Chegou a Brasília, na tarde desta quarta-feira, 12, o enviado especial do papa Bento XVI ao XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes. Ele foi recepcionado pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri; pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha; pelo presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), dom Raymundo Damasceno; e pelo arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz.

“O Congresso Eucarístico é um evento importantíssimo para Brasília e para o Brasil. Estamos extremamente felizes com a chegada do cardeal”, declarou o núncio. “Estou muito feliz com a chegada de dom Cláudio”, disse dom João compartilhando do mesmo sentimento de dom Lorenzo.

Após a recepção no aeroporto, o enviado de Bento XVI seguiu para a sede da Nunciatura Apostólica, onde ficará hospedado durante o CEN 2010. O Batalhão da Guarda Presidencial deu as boas vindas com toque de trombetas, enquanto o bispo primaz do Brasil, o arcebispo de Salvador (BA), dom Geraldo Magela Agnelo; o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal dom Odilo Scherer; e o arcebispo emérito de Brasília, cardeal dom José Freire Falcão, esperavam dom Cláudio em frente à Nunciatura. O enviado se reuniu rapidamente com os bispos presentes e seguiu para um encontro reservado com o presidente Lula, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Hospedagem

Dom Cláudio ficará no mesmo quarto em que João Paulo II se hospedou durante as duas visitas à capital federal, em 1980 e 1991. A focolarina, Marise Braga, é uma das responsáveis pelos cuidados com o enviado. “Ele (Dom Cláudio) é um presente do papa para nós. Todos que vêm para cá recebemos com muito amor”, conta.

Biografia

Prefeito da Congregação para o Clero, dom Cláudio é responsável por mais de 400 mil sacerdotes em todo o mundo. Gaúcho de Montenegro e ordenado pela Ordem dos Frades Menores, o cardeal também é conhecido pelo trabalho na Pastoral Operária, entre as décadas de 70 e 90, em que ajudou o movimento grevista de metalúrgicos no ABC paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário