terça-feira, 4 de maio de 2010

Presidência da CNBB abre a 48ª Assembleia Geral dos Bispos




Após a missa de abertura da 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada na manhã de hoje, 4, no Santuário Dom Bosco, em Brasília, a Presidência da CNBB, formada por dom Geraldo Lyrio Rocha, dom Luiz Soares Vieira e dom Dimas Lara Borbosa (respectivamente presidente, vice-presidente e secretário geral), abriram oficialmente o primeiro dia da Assembleia, no plenário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). Integrando a mesa, também participaram o Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri e o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz.

O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha saudou os participantes citando o hino católico Veni Creator Spíritus (Vem Espírito Criador). “Espero que possamos viver na alegria, fraternidade e comunhão este Kairós”. Dom Geraldo destacou ainda sua alegria em participar mais um ano de Assembleia. “Cada Assembleia dos Bispos da CNBB tem sido momentos especiais de Graças”.

O Núncio Apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, agradeceu o convite da CNBB para discursar aos bispos do Brasil e destacou a importância da Assembleia na vida da Igreja do mundo. “Sinto-me honrado e orgulho por participar, mais uma vez, da reunião que considero uma das mais importantes para a Igreja Católica Apostólica Romana”.

Já o vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, leu uma carta endereçada a dom Geraldo Lyrio Rocha, emitida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no qual elogia a postura ética da Conferência na luta pelos direitos sociais, ambientais, e fala “com carinho” da visita que fez em 2003, no seu primeiro mandato, a Assembleia, em Itaici (SP). “Esta Assembleia que se inicia coincide com meu último ano de Governo. Neste momento, dom Geraldo, minha primeira palavra é de agradecimento pelo diálogo e pela convivência pranca e fraterna que tivemos ao longo desses quase oito anos. O apoio da Igreja Católica, em suas instâncias nacional e regional foi fundamental para que pudéssemos realizar e implementar as políticas sociais nestes dois mandatos. Peço que o Espírito Santo ilumine todos os bispos”, destacou o presidente Lula que finalizou a carta dizendo: “desejo muitas luzes para esta Assembleia que se inicia e cujos resultados sem dúvidas tem enorme importância para nosso povo”.

O arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, falou brevemente aos bispos sobre o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em Brasília, de 13 a 16 deste mês, cujo tema será Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários. “A expectativa é receber 300 mil pessoas que buscam aprofundar a doutrina e a espiritualidade. As principais missas serão realizadas na Esplanada dos Ministérios, em um altar montado especialmente para os quatro dias de evento. Já as programações culturais terão como palco o Ginásio Nilson Nelson. A participação no evento é livre”.
Dom Dimas Lara Barbosa então deu início a primeira sessão da 48ª Assembleia dos Bispos da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário