quarta-feira, 12 de maio de 2010

Presidência da CNBB avalia 48º AG


A um dia do encerramento da 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a sua presidência, composta por dom Geraldo Lyrio Rocha (presidente); dom Luiz Soares Vieira (vice-presidente) e dom Dimas Lara Barbosa (secretário-geral), avaliou o evento positivamente. Para dom Geraldo Lyrio, o que pareceria ser um obstáculo dessa edição do encontro, no caso as distâncias, “foram diluídas no conjunto de trabalhos da Assembleia”. O vice-presidente destacou que esperava mais dificuldades para a realização do encontro. “Imaginávamos que seria mais difícil”. O secretário-geral, por sua vez, disse que a “Assembleia está muito tranqüila, apesar das dificuldades logísticas”.

Leia, abaixo, o que disse cada integrante da presidência da CNBB

Dom Geraldo Lyrio Rocha
“A Assembleia caminha em um clima muito bonito de comunhão, de entendimento e diálogo fraterno e franco, por isso mesmo muito construtivo num clima que não é tenso, embora o trabalho seja muito denso. Isto é, nós temos uma pauta longa com matérias muito importantes, com assuntos que exigem muito aprofundamento e reflexão, mas graças a Deus, a Assembleia está caminhando muito bem. Tenho fé e certeza que esta Assembleia vai trazer importantes contribuições para a Igreja no Brasil, pelos documentos que aqui estão sendo aprovados. As distâncias de locomoção eu tenho impressão que foram diluídas no conjunto de trabalhos da Assembleia. Os bispos nem se queixam disso porque, primeiro, eles estão usufruindo de acomodações muito boas, acolhidas muito fraternas, alegres e agradáveis. Da mesma forma, o espaço para os trabalhos estão bastante adequados. E os momentos celebrativos têm sido fortes no Santuário de Dom Bosco. Isso tudo colabora para que tenhamos esse clima tão agradável que estamos vivendo nesta Assembleia”.



Dom Luiz Soares Vieira
“Essa Assembleia está se desenvolvendo melhor do que esperávamos. Nós imanávamos que iria ser mais difícil porque há locais diferentes de hospedagem e celebração, mas superou todas as nossas expectativas. Os temas foram densos; por exemplo, o tema central sobre a Palavra de Deus, levou muito tempo em discussão. Sobre isso, vai uma mensagem de alento e entusiasmo ao nosso povo. Também haverá uma Carta aos Presbíteros, que foi um tema muito importante dessa Assembleia, além da Questão Agrária, das discussões sobre o tema prioritário das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Uma questão polêmica que é o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) que também se saiu muito bem nas discussões. Houve também alguns assuntos espinhosos, como foi o caso dos abusos sexuais cometidos por membros da Igreja, mas a discussão sobre isso foi muito tranqüila. Eu avalio essa Assembleia como positiva e muito importante para a Igreja no Brasil. Ela vai deixar muitos frutos”.



Dom Dimas Lara Barbosa
“A Assembleia está muito tranqüila, apesar das dificuldades da logística, que exigiu hospedagens em casas religiosas, orações no Santuário Dom Bosco, e trabalhos na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC). Nós conseguimos construir um clima de muita fraternidade e participação. Infelizmente três amigos bispos com problemas de saúde tiveram muita dificuldade com os deslocamentos, mas, essas dificuldades pontuais conseguimos superar e a Assembleia está muito tranqüila. Podemos dizer que está sendo bastante produtiva também”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário