segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aprovadas as emendas nas Diretrizes para a Formação Presbiteral



O documento Diretrizes Básicas da Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, aprovado na Assembleia dos Bispos do ano passado, voltou a ser discutido na 48ª Assembleia, que acontece em Brasília desde terça-feira, 4. A Congregação para a Educação Católica sugeriu algumas emendas ao texto que foram incorporadas pela Comissão Episcopal, responsável pela elaboração do documento.

As emendas foram aprovadas por unanimidade, conforme anunciou, na manhã de hoje, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. Votaram 305 bispos. Para aprovação foram necessários 2/3 dos votantes, que equivalem a 204 votos. O texto segue, novamente, para a Congregação para a Educação Católica, da Santa Sé, para aprovação final.

Tema central
O tema central, Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo, também entra na fase de conclusão. Os bispos decidirão não publicar documento a esse respeito antes da publicação, pelo papa Bento XVI, da exortação pós-sinodal, referente ao Sínodo da Palavra, realizado em Roma no final de 2008. Uma mensagem acerca do tema será aprovada pela 48ª Assembleia da CNBB. O tema deve voltar na Assembleia de 2011.

CEBs
Sobre o tema CEBs, os bispos aprovarão uma Mensagem ao Povo de Deus, que foi apresentada na segunda sessão da manhã de hoje. Oportunamente a mensagem voltará ao plenário para que seja votada. Outra declaração que já está na fase de apreciação pela Assembleia dos Bispos diz respeito ao Momento Político.

A 48ª Assembleia da CNBB reúne mais de 300 bispos e termina na quinta-feira, 13. Após a reunião, os religiosos continuam na capital federal para participarem do XVI Congresso Eucarístico Nacional, organizado pela arquidiocese de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário