segunda-feira, 17 de maio de 2010

Solidariedade ao Papa: mais de 200 mil reunidos no Vaticano


O Papa agradeceu a "presença e confiança" das mais de 200.000 pessoas presentes na Praça de São Pedro e na Via della Conciliazione durante a oração do Regina Coeli neste domingo, 16.

"É bonito ver hoje esta multidão na Praça de São Pedro, assim como foi emocionante para mim ver em Fátima a imensa multidão que, escutando a Maria, rezou pela conversão dos corações. Renovo hoje este chamamento, alentado por vossa presença tão numerosa. Obrigado!"

O ato foi uma manifestação de solidariedade e apoio ao Pontífice em meio aos casos de abusos sexuais contra crianças que envolvem alguns membros do clero e a avalanche midiática que tenta envolver pessoalmente o Papa nesses escândalos.

"O verdadeiro inimigo que deve-se temer e combater é o pecado, o mal espiritual que, às vezes, por desgraça, também contagia os membros da Igreja. Vivemos no mundo, disse o Senhor, mas não somos do mundo, embora tenhamos que estar precavidos também de suas seduções. Ao contrário, devemos ter medo do pecado e, por este motivo, estar profundamente arraigados em Deus, sendo solidários no bem, no amor, no serviço. É o que a Igreja, seus ministros, unidos a seus fiéis, tem feito e seguem fazendo com fervoroso compromisso pelo bem espiritual e material das pessoas em todas as partes do mundo. É o que especialmente vós tratais de fazer habitualmente nas paróquias, nas associações e nos movimentos: servir a Deus e ao homem em nome de Cristo", enfatizou o Papa.

"Hoje a minha primeira saudação dirige-se aos fiéis leigos procedentes de toda a Itália e ao Cardeal Angelo Bagnasco, que lhes acompanha como presidente da Conferência Episcopal. Agradeço-lhes de coração, queridos irmãos e irmãs, por vossa cálida e numerosa presença!", afirmou.

Bento XVI destacou que a multidão, respondendo ao convite do Conselho Nacional Italiano das Associações Laicais, aderiu "com entusiasmo a esta bela e espontânea manifestação de fé e de solidariedade, na qual participa também um importante grupo de parlamentares e de administradores locais. A todos desejo expressar meu mais vivo reconhecimento".

A reunião de tantas pessoas demonstra o grande afeto e profunda proximidade da Igreja e do povo italiano ao Papa e aos sacerdotes, "que diariamente os atendem, para que no compromisso da renovação espiritual e moral possamos servir cada vez melhor à Igreja, o Povo de Deus, e a quantos dirigem-se a nós com confiança".

O Papa finalizou animando a "seguir juntos com confiança neste caminho, e que as provações, que o Senhor permite, nos levem a uma maior radicalidade e coerência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário