quinta-feira, 10 de junho de 2010

Seguir as pegadas dos grandes sacerdotes, indica cardeal



Nesta semana em que se encerra o Ano Sacerdotal, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, indica aos padres que eles sigam o exemplo dos grandes sacerdotes da Igreja.

“Na Igreja do passado e do presente temos, felizmente, muitos exemplos exímios de sacerdotes, que foram pastores vigilantes e corajosos do rebanho de Cristo”, afirma Dom Odilo, em artigo publicado na edição desta semana do jornal O São Paulo.

Sacerdotes que foram “guias sábios e decididos, que ajudaram a barca de Cristo a atravessar os mares agitados da história”. Segundo o cardeal, ter lembrado o exemplo deles “foi um grande bem trazido à Igreja pelo Ano Sacerdotal”.

Dom Odilo cita a figura de São Bonifácio, que a Igreja celebrou no dia 5 de junho passado. “Monge inglês, promoveu no início do século 8º, com coragem e dinamismo, em várias regiões da Alemanha, algo que hoje chamaríamos de ‘nova evangelização’. Por
isso, ele é conhecido como apóstolo da Alemanha”.

“Por fim, foi bispo, pastor solícito e vigilante sobre o rebanho e mártir de Cristo. Numa carta ao clero, fala da missão de governar a Igreja: ‘A Igreja é como uma grande barca, que navega pelo mar deste mundo. Sacudida pelas diversas ondas das tentações, ela não deve ser abandonada a si mesma, mas governada’”.

Segundo o arcebispo de São Paulo, diante dos desafios e dificuldades que enfrentava, Bonifácio confessa que sentia vontade de abandonar o leme da barca de Cristo. “Mas o exemplo dos grandes e santos pastores da Igreja lhe devolvia forças para permanecer firme na sua missão”, escreve Dom Odilo.

Bonifácio indica aos sacerdotes: ‘Permaneçamos firmes na justiça e preparemos nossas almas para a provação. Suportemos as demoras de Deus; confiemos naquele que colocou sobre nós este fardo. Não podendo carregá-lo sozinhos, confiemos no auxílio daquele que é onipotente e nos diz: ‘meu jugo é suave e meu fardo é leve’’.

“Bonifácio tem palavras inspiradas para encorajar os pastores do povo: ‘fiquemos firmes no combate, porque vieram sobre nós dias de angústia e de tribulação. Não sejamos cães mudos, não sejamos sentinelas caladas, não sejamos mercenários que fogem dos lobos, mas pastores solícitos, vigilantes sobre o rebanho de Cristo’”.

O cardeal cita ainda o monge inglês: ‘enquanto Deus nos der forças, preguemos toda a doutrina do Senhor ao grande e ao pequeno, ao rico e ao pobre, a todas as classes e idades, oportuna e inoportunamente’.

Segundo Dom Odilo, é preciso seguir as pegadas de grandes sacerdotes como São Bonifácio. Mas, mais ainda, “seguir o exemplo de Cristo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário