quinta-feira, 10 de junho de 2010

Amanhã: maior concelebração da história de Roma



Amanhã, sexta-feira, dia do encerramento do Ano Sacerdotal, a Igreja viverá "a Celebração Eucarística com o maior número de concelebrantes da história de Roma. Estão previstos cerca de 15 mil", anuncia o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias.

Dom Guido Marini revela, além disso, que Bento XVI utilizará, na celebração, o cálice que pertencia a São João Maria Vianney, que hoje é conservado na paróquia de Ars.

João Maria Vianney (1786-1859), acrescenta Marini, "esteve no centro do Ano Sacerdotal e nesta ocasião será proclamado pelo Santo Padre como padroeiro de todos os sacerdotes".

Na Celebração Eucarística, haverá momentos particulares, como o "rito de aspersão com a água benta, como ato penitencial", fazendo referência "ao sangue e à água manados do Coração do Senhor como salvação para o mundo e também para retomar o tema da purificação, sobre o qual o Papa falou ultimamente, em diversas ocasiões".

Segundo Dom Marini, "depois da homilia, os sacerdotes renovarão as promessas sacerdotais, como na Quinta-Feira Santa, na Missa crismal".

"No final da concelebração, antes da bênção final, o Santo Padre renovará o ato de consagração dos sacerdotes a Nossa Senhora, segundo a fórmula utilizada por ocasião da recente peregrinação a Fátima."

Nenhum comentário:

Postar um comentário