sexta-feira, 18 de junho de 2010

Papa imporá o pálio a 38 novos arcebispos do mundo todo


Como todos os anos, também no próximo dia 29 de junho o Papa Bento XVI, de acordo com a tradição, imporá o pálio a novos arcebispos metropolitanos de todo o mundo. A Sala de Imprensa vaticana publicou os nomes dos 38 arcebispos que vêm a Roma para receber o pálio, prelados que receberam a nomeação nos últimos 12 meses, a partir de 29 de junho do ano passado.

O pálio é um paramento litúrgico reservado ao Sumo Pontífice e aos bispos que presidem uma arquidiocese metropolitana e simboliza a comunhão entre eles. É um manto em forma de letra "Y", de lã branca, oriunda dos cordeiros abençoados pelo Papa no dia 21 de janeiro na festa de Santa Inês. É imposto sobre os ombros e suas extremidades pendem sobre o peito e sobre o dorso.

Este ano, entre os 38 novo arcebispos metropolitanos que serão impostos com o pálio há, da América Latina: Dom Antonio Fernando Suburido, da arquidiocese de Olinda e Recife, e Dom Alberto Taveira Correa, da arquidiocese de Belém do Pará; da Colômbia: Dom Ricardo Antonio Tobon Restrepo (arquidiocese de Medellin), e Dom Luis Madrid Merlano (arquidiocese de Nueva Pamplona); do Equador, Dom Luis Gerardo Herrera, arcebispo de Cuenca. No dia 29 de junho, a Igreja Católica celebra a solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário