sábado, 12 de junho de 2010

Diocese de Piracicaba celebra seu padroeiro




Neste domingo, celebra-se a festa de Santo Antônio. Em nossa diocese sua comemoração é especial pois é padroeiro da Catedral e da diocese. A pedido do então bispo diocesano Dom Eduardo Koaik, o Papa João Paulo II, através do breve apostólico “Notum est”, em 2 de janeiro de 1988, proclamou “Santo Antônio de Pádua, sacerdote e doutor da Igreja, patrono, junto a Deus, da Diocese de Piracicaba, com todos os direitos e privilégio litúrgicos consequentes.”

Santo Antônio é um dos santos mais populares da Igreja. Sacerdote franciscano, nasceu em Lisboa (Portugal) em 1195 e morreu em Pádua (Itália), com apenas 36 anos, no dia 13 de junho de 1231. O povo de Pádua lhe constrói uma basílica, onde seus restos mortais são colocados em 7 de abril de 1263, ocasião em que constatam que sua língua está intacta.

Como sua fama de santidade era conhecida por todos, assim como os milagres acontecidos por sua intercessão, foi proclamado santo pelo Papa Gregório IX, no dia 30 de maio de 1232, poucos dias antes de completar o primeiro aniversário de sua morte. O Papa Pio XII, em 16 de janeiro de 1946, declarou-o Doutor da Igreja, dando-lhe o título de “Doutor Evangélico”.

COMEMORAÇÃO – Na catedral, igreja-mãe da diocese, uma extensa programação durante o mês de junho homenageia o padroeiro. No dia 13, às 9 horas, celebra-se missa com a presença especial dos frades franciscanos, ao final da qual realiza-se a distribuição dos pães de Santo Antônio. Às 17 horas, procissão e missa solene, presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando; em seguida levantamento do mastro do santo e queima de fogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário