segunda-feira, 28 de junho de 2010

Celebrando São Pedro e São Paulo


No dia 29 de junho, celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo (No Brasil por decisão da CNBB foi transferida para o domingo seguinte).
Dois santos totalmente diferentes, mas ligados entre si: São Pedro é a rocha firme da Igreja do Senhor, já São Paulo é o apóstolo das gentes.
São Pedro era o discípulo mais velho, foi colocado várias vezes á prova por Jesus, para ver se realmente tinha a Primazia, cuja qual guia e rege á Santa Mãe Igreja até os dias de hoje e continuará guiando até o fim dos tempos.
São Paulo foi o único apóstolo a não ver pessoalmente ao Senhor, mas ouviu sua voz e o seguiu, levando á todos os povos, a Boa Nova da Salvação; que até então não reconheciam ao Mestre.
São Pedro e São Paulo tinham ideias totalmente diferentes, mas entendiam que a missão de ambos era cuidar e anunciar á todos os povos, á Igreja de Cristo.
São Pedro foi martirizado na Colina Vaticana, onde em cima de seu túmulo se encontra a Sé da Igreja Católica; a Basílica de São Pedro. São Paulo foi martirizado fora dos muros de Roma, onde em cima de seu túmulo também, se encontra uma das 4 Basílicas Papais; a de São Paulo Fora dos Muros ou São Paulo Extramuros.
São Pedro morreu crucificado, mas para não morrer igual ao mestre preferiu morrer de ponta cabeça. São Paulo morreu martirizado pela espada.
Por isso costumamos dizer: Pela Cruz e Pela Espada.
São Pedro e São Paulo são as duas colunas que guiam e regem á Santa Mãe Igreja.
Seria impossível lembrar e venerar São Pedro e esquecer-se de São Paulo ou vice-versa; pois um completa ao outro.
Em todo o mundo na Solenidade de São Pedro e São Paulo, faz-se a doação para o Óbolo de São Pedro, organismo que cuida das necessidades da Igreja.
Nessa solenidade, o Santo Padre entrega o Pálio aos arcebispos nomeados desde o dia 29 de junho do ano passado, até o dia 29 de junho do ano corrente. O Pálio representa a Comunhão dos Arcebispos com o Sucessor Absoluto de São Pedro.
Nesse dia também, se celebra o Dia do Papa, onde a Igreja do Mundo Inteiro, reza e agradece á Deus pela vida e ministério de seu Pastor, do qual o próprio Deus escolheu para Guiar, Administrar, Conservar a Igreja de Cristo.
Pedimos a Intercessão de São Pedro e São Paulo, sobre a Santa Mãe Igreja Católica, sobre nosso Santo Padre o Papa, sobre nossos cardeais, arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, sobre todo o povo de Deus presente nas mais diversas Arquidioceses, Dioceses e Prelazias desse mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário