terça-feira, 29 de junho de 2010

Bento XVI diz que São Pedro e São Paulo são fundamentos da Igreja



A Igreja festeja nesta terça-feira, 29, os Santos Patronos de Roma, São Pedro e São Paulo, que "embora tendo recebido de Deus carismas diversos e missões distintas a cumprir, são ambos fundamentos da Igreja una, santa, católica e apostólica", destacou hoje o Papa Bento XVI no Ângelus, após a Missa desta Solenidade.

O Santo Padre ressaltou que a liturgia do dia "repropõe a profissão de fé de Pedro no diálogo com Jesus: 'Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo' (cf. Mt 16, 16)" e destacou que a resposta do apóstolo "não é uma declaração fruto de raciocínios lógicos, mas uma revelação do Pai ao humilde pescador da Galileia".

"Simão Pedro é de tal forma próximo ao Senhor que se torna, ele próprio, uma rocha de fé e de amor sobre a qual Jesus edificou a sua Igreja", explicou.

Bento XVI recordou também o ardor com que São Paulo anunciou o Evangelho, "semeando a Palavra de verdade e de salvação em meio aos povos pagãos". E apontou que a Igreja é "permanentemente aberta à dinâmica missionária e ecumênica, porque enviada ao mundo para anunciar e testemunhar, atualizar e expandir o mistério de comunhão que a constitui".

O Papa concluiu recordando a entrega do 'pálio' aos 38 arcebispos metropolitanos nomeados este ano, que "simboliza tanto a comunhão com o Bispo de Roma quanto a missão de apascentar com amor o único rebanho de Cristo".

E expressou seu desejo de que "o exemplo dos Apóstolos Pedro e Paulo ilumine as mentes e acenda nos coração dos crentes o santo desejo de cumprir a vontade de Deus, a fim de que a Igreja peregrina sobre a terra seja sempre fiel ao seu Senhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário