quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sacerdote, chamado à nova evangelização



Este Ano Sacerdotal quer ser uma ocasião para renovar nos sacerdotes a consciência de sua missão evangelizadora, afirmou o cardeal Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, na homilia da Missa com a qual iniciaram hoje os atos de clausura deste Ano, na Basílica de São João de Latrão.

"O grande objetivo do Ano Sacerdotal foi renovar em cada presbítero a consciência e a atualidade concreta de sua verdadeira identidade sacerdotal e de sua específica espiritualidade, com a finalidade de continuar novamente a missão de forma renovada", afirmou o purpurado.

Diante dos milhares de presbíteros procedentes de todo o mundo que foram a Roma para o Encontro Internacional da clausura, o cardeal Hummes afirmou a urgência "da missão ad gentes e a nova evangelização missionária nas terras já evangelizadas".

"Isso significa que é urgente se levantar e ir em missão. É isso que o Espírito Santo, em encontro internacional, quer renovar em todos nós", explicou.

"Devemos ser muito conscientes da atual urgência missionária. Sintamo-nos mais uma vez convocados pelo Senhor e enviados por Ele. É necessário levantar e seguir em missão por todos os lugares."

Por um lado, a "descristianização dos países da antiga evangelização"; por outro, "a nova evangelização, que muitas vezes deverá ser uma verdadeira primeira evangelização, além do primeiro anúncio de Jesus Cristo nos países e nos ambientes em sentido estrito chamados terras e âmbitos de missão ad gentes".

O prefeito da Congregação para o Clero recordou que "os meios para viver e atuar sua vocação e sua missão, o presbítero os encontra, sobretudo, na Palavra de Deus, na Eucaristia e na oração".

"O contato diário com a Palavra de Deus, em particular, na forma da lectio divina e do estudo da teologia, é indispensável para aprofundar sua adesão a Jesus Cristo e alimentar o conteúdo de sua evangelização."

Por sua vez, a Eucaristia "é centro e ápice da vida da Igreja e, desta forma, da vida do presbítero".

Todo o ministério do presbítero "está ordenado à Eucaristia e parte da Eucaristia para a missão. A missão busca levar novos discípulos à mesa do Senhor e, da mesa eucarística, os discípulos partem novamente para a missão", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário