quarta-feira, 9 de junho de 2010

Roma acolhe a maior reunião internacional de sacerdotes da história



Cerca de 9 mil sacerdotes participam do Encontro Internacional que começou hoje em Roma e seguirá até a sexta-feira, como conclusão do Ano Sacerdotal, convocado pelo Papa Bento XVI por ocasião do 150° aniversário do dies natalis de João Maria Vianney, santo padroeiro de todos os párocos do mundo, que agora será proclamado pelo Papa “patrono de todos os sacerdotes do mundo”.

O acontecimento, promovido pela Congregação para o Clero e confiado em sua organização técnico-logística à Obra Romana de Peregrinações, coloca-se em continuidade com os encontros internacionais do clero precedentes que, entre 1996 e 2004, ocorreram em Fátima, Yamoussoukro, Guadalupe, Nazaré, Belém, Jerusalém, Roma (no grande jubileu de 2000) e em Malta.

O Encontro Internacional dos Sacerdotes retorna a Roma, com o tema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sacerdote”, que promete se converter na reunião de padres mais numerosa da história, assim como no maior acontecimento eclesial do ano.

A capital preparou-se para acolher os 9 mil sacerdotes procedentes de 19 países. Os locais de celebração destes “três dias sacerdotais” são as basílicas de São Paulo Fora dos Muros, São João de Latrão e São Pedro.

Na manhã de hoje, houve nas basílicas de São Paulo e São João, unidas por vídeo-conferência, uma meditação, seguida de adoração eucarística e Missa.

No início da noite desta quinta-feira (20h30), acontece uma vigília na Praça de São Pedro, com a presença do Papa. No dia seguinte, às 9h30, novamente na Praça, Bento XVI presidirá à Missa conclusiva do Encontro, concelebrada pelos sacerdotes.

Depois da Missa, a Obra de Peregrinações encerrará o evento sacerdotal com um momento de encontro no Castelo de Sant'Angelo.

O evento está aberto não só aos religiosos, mas também aos seminaristas, diáconos permanentes, às religiosas e aos leigos que trabalham junto aos padres em suas comunidades paroquiais, assim como aos fiéis em geral, que poderão participar dos momentos na Praça de São Pedro.

Nestes dias estão previstas algumas iniciativas promovidas por movimentos e outros organismos eclesiais, coordenados pela Congregação para o Clero.

A Obra Romana de Peregrinações também propõe algumas outras experiências de peregrinação, como a “Roma Cristã”, ou a continuação da viagem rumo à Terra Santa, Lourdes, Assis ou a San Giovanni Rotondo.

Três padres estaram representado a Diocese de Piracicaba : Pe. Aparecido Barbosa - Pároco da Paróquia São Francisco de Assis - Piracicaba; Pe. Claudemir Aparecido da Rocha - Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Piracicaba e Pe. Edmundo de Lima Calvo - Pároco da Paróquia São Francisco de Assis - Rio Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário