terça-feira, 15 de junho de 2010

A Espiritualidade do Tempo Comum




Neste artigo queremos resgatar aqueles que são os verdadeiros significados, e a verdadeira espiritualidade do tempo litúrgico chamado COMUM, tempo litúrgico este que é visto por muitos como um tempo muito simples.Nos tempos atuais perdeu-se a riqueza do domingo, dia do Senhor,dia da ressurreição ,ninguém mais ver o domingo como solenidade!E mesmo No tempo comum o domingo, é solenidade, é dia da ressurreição!Portanto vamos conhecer um pouco do tempo comum:
O Tempo Comum é um período do Ano litúrgico de trinta e quatro semanas nas quais são celebrados, na sua globalidade, os Mistérios de Cristo. Comemora-se o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos.O Tempo Comum é o período mais extenso do ano litúrgico: 33 - 34 semanas distribuídas entre a festa do Batismo de Jesus até o começo da Quaresma e as outras semanas entre a segunda-feira depois de Pentecostes e o início do Advento. Missa no Tempo Comum: a cor usada é o verde, que significa que os cristãos devem ser fortes como o pinheiro, que é a árvore mais forte entre todas.
Não se podem contrapor os chamados "tempos fortes" ao Tempo Comum, como se este tempo fosse um tempo fraco ou inferior. É o tecido concreto da vida normal do cristão, fora das festas, e pode ver-se nele a comemoração da presença de Cristo na vida quotidiana e nos momentos simples da vida dos cristãos.
Duas fontes são importantes para a espiritualidade e força do Tempo Comum: Os Domingos e os tempos fortes. O Tempo Comum pode ser vivido como prolongamento do respectivo tempo forte.
O tempo comum que celebra na sua globalidade os mistérios da vida cotidiana de cristo, é um incessante convite a fazer do cotidiano de cristo, o nosso cotidiano, que nós cristãos católicos, possamos com graça do Espírito Santo redescobrir neste tempo litúrgico, a grandes do convite de Cisto a escutá-lo nas sagradas escrituras.E Rogo ao Bom pai, que principalmente os católicos envolvidos na preparação da sagrada Liturgia, possa entender pela ação do Seu espírito,que o domingo mesmo no tempo comum, não pode perder seu caráter solene,próprio do dia da ressurreição. Evitemos, pois a banalização da sagrada liturgia. Se todo domingo é solenidade porque será que existem padres que o celebram sem casula, sem incenso? Sem cantar a Gloria? Porque será que em toda a preparação da liturgia damos menos importância ao tempo comum?! Vivamos pois o tempo comum e principalmente o domingo (“Dies Domine” ) Como sendo o próprio dia da ressurreição!
Rio de Janeiro, 15 de junho de 2010.
Walace Prado.

Um comentário:

  1. e voce como tem celebrado o tempo comum?
    que importancia o domingo, dia do senhor, tem na sua vida?e na vida da sua comunidade?

    ResponderExcluir