sexta-feira, 18 de junho de 2010

“Bispo não é um título que alguém pode arvorar para si”, diz Dom Walmor


"Bispo (...) não é um título que alguém pode arvorar e definir para si, como fundador e líder de um grupo de fiéis que passam, ainda que por razão de práticas religiosas, a se definir como uma Igreja. A Igreja nasce do querer e do coração do seu Mestre e Senhor Jesus". Em seu mais novo artigo, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, discorre sobre a importância e a função do ser bispo, especialmente do significado histórico disso e do que isso representa diante do Santo Padre.

Dom Walmor encontra-se em Roma em visita Ad Limina Apostolorum com outros bispos da Regional Leste 2 da CNBB. O artigo foi escrito justamente enquanto se encontrava lá, e ilustra bem o sentimento de humildade e veneração de um bispo ao Santo Padre.

Segundo o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Regional Leste 2, o bispo, um sucessor dos apóstolos, é nomeado ‘Dom' não por uma mera formalidade, mas por ser uma "referência a uma pessoa consagrada para a missão que o Senhor Jesus deu àqueles onze primeiros chamados".

"O evangelho segundo Mateus narra a cena dos "inícios" em referência ao grupo daqueles que ao longo dessa história vem perpetuando, no tempo, esse mandato de Jesus, no contexto da língua portuguesa, no Brasil, referidos como dom. "Os onze discípulos voltaram à Galiléia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. Jesus se aproximou deles e disse: ‘Foi-me dada toda autoridade no céu e na terra. Ide, pois , fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos'" (Mt 28,16-20)", explica o arcebispo.

Para Dom Walmor, ‘Dom' é, portanto, aquele que congrega o povo de Deus como unidade e Igreja. E nesse sentido, lembra que os ele e seus colegas bispos da Regional Leste 2, responsáveis por 32 dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo, se congregam em Roma.

"Roma é o lugar. Lá está o sucessor de Pedro, o Papa, o Santo Padre Bento XVI. Os bispos do mundo inteiro, periodicamente, vão a Roma, para esta visita que inclui espiritualidade, estudo, convivência, reflexões e encontros, reavivando a memória do coração - a riqueza da tradição, e tem como coração o encontro com o Papa", diz.

Somente assim, conclui DomWalmor, quando "apóstolo" se sente motivado e fortalecido pelo encontro com o Sucessor de Pedro, que o verdadeiro Dom do bispo, o de congregar na unidade, para além da mera administração formal, se faz vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário