sábado, 18 de abril de 2009

Pontifício Concelho da Saúde tem novo presidente



O Papa Bento XVI aceitou o pedido de renúncia, por razões de idade, do Cardeal Javier Lozano Barragán, ao cargo de presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde.
O sucessor será o atual atual bispo de Radomum, Dom Zygmunt Zimowski, que foi colaborador por quase 20 anos, do então Cardeal Joseph Ratzinger quando estava à frente da Congregação para a Doutrina da Fé.

Dom Zygmunt Zimowski

Nasceu em Kupienin, na Polônia, no dia 7 de abril de 1949. Foi ordenado sacerdote no dia 27 de maio de 1973, tendo obtido a licenciatura em Teologia Dogmática, na Universidade de Lublin, e o doutorado em Teologia Dogmática, na Faculdade Teológica da Universidade Leopold-Franzens, de Innsbruck, Áustria.
No dia 1º de fevereiro de 1983, iniciou seu serviço na Congregação para a Doutrina da Fé. Foi nomeado capelão do Papa João Paulo II, no dia 14 de abril de 1988, e prelado de honra no dia 10 de julho de 1999.
Foi postulador dos processos de beatificação e canonização de Karolina Kózka, do Reverendo Roman Sitko e da Irmã Maria Julittae Ritz. Além disso, foi professor de Eclesiologia na Universidade Católica de Lublin e na Universidade Cardeal Stefan Wyszynski, de Varsóvia.
É autor de 120 publicações, 40 cartas pastorais e alguns livros, além de numerosos artigos. Dom Zygmunt Zimowski foi colaborador assíduo do Programa Polonês da Rádio Vaticano. Além do polonês, conhece o italiano, alemão, inglês, francês e russo

Nenhum comentário:

Postar um comentário