sexta-feira, 24 de abril de 2009

Inaugurado o Novo Seminário Diocesano





















Uma bonita celebração marcou a inauguração do novo seminário da Diocese de Piracicaba, no dia 21 deste mês. A missa festiva, presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada por cinco bispos e muitos sacerdotes diocesanos e religiosos, contou com a presença de diáconos, religiosos e representantes de diversas comunidades paroquiais. No final da missa, o Núncio Apostólico procedeu à bênção das instalações. Encerrada a celebração, foi servido um coquetel de confraternização.Participaram da cerimônia o bispo diocesano Dom Fernando Mason e o bispo emérito Dom Eduardo Koaik; o arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini; o bispo de Amparo, Dom Francisco José Zugliani; o bispo de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, e o arcebispo emérito de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes.

IMPORTÂNCIA DA OBRA - No início da celebração, Dom Fernando fez um pequeno discurso, ressaltando a importância do novo seminário e explicou que a ideia inicial era promover a inauguração no dia 13 de junho, festa de Santo Antônio, padroeiro da diocese. Mas a data não permitiria a vinda do Núncio Apostólico, por isso optou-se pelo dia 21 de abril, facilitando a presença do Núncio, já que ele vinha para a região para participar da assembléia da CNBB (que acontece no município de Indaiatuba, de 22 de abril a 1º de maio).O bispo lembrou que, com essa antecipação, as obras estão incompletas, mas isso não se constituiu em obstáculo, pelo contrário, possibilitará novas comemorações.Na homilia, Dom Lorenzo também falou da importância do novo seminário como espaço de formação dos futuros sacerdotes, lembrando que é Deus que chama homens para serem padres: “A iniciativa que agora estamos realizando brota da consciência de que o chamado divino nunca se esgotará e de que se faz necessário oferecer condições adequadas para que este chamado possa ser bem cultivado.”

DOIS SEMINÁRIOS – Na realidade, são dois seminários que funcionarão nas dependências do novo prédio: o Seminário Filosófico “João XXIII” e o Seminário Teológico “São José”. O novo espaço de formação dos futuros padres diocesanos está construído em Campinas, próximo à PUC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde os seminaristas estudam, e compreende dois pavilhões – um para os estudantes de Filosofia e outro para os de Teologia – contendo cada um dormitórios, capela, sala de estudo e outras dependências. Esses pavilhões já estão concluídos.As dependências comuns para todos os seminaristas são a cozinha, o refeitório, o auditório e a biblioteca, que estão sendo construídos num bloco de dois andares. As obras estão bem adiantadas e deverão estar concluídas até junho, permitindo que no segundo semestre os seminaristas já residam no novo prédio. E no terreno entre esse bloco e os pavilhões, está sendo construída outra capela, mais ampla, para as celebrações comuns e festivas; a conclusão da capela ficará para uma segunda etapa dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário