quinta-feira, 23 de abril de 2009

Bispos começam a discutir o texto da formação dos presbíteros


A comissão responsável pelo tema central da 47ª Assembleia da CNBB apresentou aos bispos, na manhã desta quinta-feira, 23, o texto das novas diretrizes da formação dos presbíteros. Após a apresentação, os participantes foram divididos em 20 grupos para estudos e aprofundamento do texto. O resultado das discussões será apresentado em plenário na última sessão do dia, às 17:30h.
“O texto é fruto do episcopado e não de uma comissão”, disse o presidente de Comissão, dom Sérgio da Rocha. “Objetivo maior é orientar a formação dos presbíteros e imprimir-lhe unidade e não a elaboração de um texto simples, mas de um que seja bonito e completo”, acentuou.
Segundo dom Sérgio, a Comissão “conservou em grande parte o documento de 1995 da CNBB”, que atualmente orienta a formação dos presbíteros.
A primeira versão do texto foi enviada antes da assembleia aos bispos que apresentaram sugestões e emendas para a segunda versão distribuída hoje. Uma terceira versão será apresentada podendo, ainda, receber emendas. O documento final deve passar pelo menos por quatro versões e só será votado na semana que vem.
Compõem a Comissão: dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI) (presidente); dom Ângelo Salvador, bispo emérito de Uruguaiana (RS), dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas- Francisco Beltrão (PR); dom Sergio Braschi, bispo de Ponta Grossa (PR), dom Leonardo Ultrich Steiner, bispo de São Félix do Araguaiana (MT), e dom Esmeraldo Barreto de Faria, bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Integram a comissão os assessores: padre Dalton Barros de Almeida, padre Geraldo Dondici Vieira, padre Vitor Galdino Feller, padre Paulo Dal`Bó, padre Reginaldo de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário