terça-feira, 28 de abril de 2009

Celebração Ecumênica na 47ª AG



Na noite de ontem, 27, aconteceu no auditório Rainha dos Apóstolos, na cidade de Indaiatuba (SP), uma Celebração Ecumênica com representantes de diversas Igrejas Cristãs. A cerimônia fez parte da programação da 47ª Assembleia Geral da CNBB e acontece todos os anos.
A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, dom José Alberto Moura. Estiveram presentes representantes das igrejas anglicana, luterana, presbiteriana unida, ortodoxa antioquinas, além de representantes da Coordenadoria Ecumênica de Serviços e da Comunidade Carisma.
O primaz da Igreja Anglicana no Brasil, dom Maurício Andrade fez a reflexão bíblica inspirando-se no apóstolo São Paulo. “Indo ao encontro do bem comum, temos que viver as diferentes realidades das diferentes sociedades para alcançarmos o bem comum. A maior peregrinação do ser humano é a peregrinação interior”, explica dom Maurício.
Prosseguindo a cerimônia, foi rezado um Pai Nosso e, ao final, houve um momento de confraternização entre todos os presentes, onde os participantes se abraçaram e se emocionaram.
Para a coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, ligada a CNBB, Zilda Arns Neumann, a cerimônia marca com satisfação o encontro entre as Igrejas. “Vejo com bons olhos o encontro das Igrejas do Brasil, caminhando juntas, de mãos dadas. Essa Cerimônia Ecumênica me tocou bastante”.
Em entrevista para a CNBB, dom Maurício Andrade explica a importância da participação na cerimônia. “Para nós da Igreja Anglicana é uma alegria e uma importância muito grande participar da 47ª Assembleia Geral da CNBB porque é mais um gesto de caminho do sonho ecumênico. E aqui nos congratulamos com todos os bispos nessa caminhada que é desenvolvida, discutida e aprovada aqui, nesta assembleia. Nesse dia especial, o ecumenismo mostra que é retrato de integração, unidade das igrejas em estarmos juntos, caminharmos num mesmo sentido, por isso a importância única desse evento em Itaici”, relata.
Para dom José Alberto Moura a cerimônia mostra que as Igrejas são parceiras e podem caminhar juntas em busca do bem comum. “Infelizmente podemos estar separados pelas divergências históricas, mas unidos no amor de Deus. Temos que fazer um esforço para nos compreendermos mais, sermos mais fraternos. Se caminharmos sozinhos teremos muitas dificuldades, por isso devemos sempre nos apoiar em nossos irmãos, assim Jesus nos ensinou, e assim devemos agir”, falou o arcebispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário