sábado, 25 de abril de 2009

Bispos escolhem capital que sediará Congresso Eucarístico Nacional de 2015



Vários comunicados foram feitos nas sessões da manhã deste sábado, 25, no auditório Rainha dos Apóstolos da Vila Kostka, em Itaici, Indaiatuba (SP), na 47ª Assembleia dos Bispos. Entre os assuntos, candidatura de dioceses para o Congresso Eucarístico de 2015, temas litúrgicos, de família, Mensagem para o Trabalhador, Campanha da Fraternidade 2010, Campanha Ficha Limpa.
Um dos destaques da sessão foi o lançamento da candidatura de dioceses para a realização do Congresso Eucarístico Nacional de 2015. As arquidioceses de João Pessoa (PB) e de Belém (PA) se manifestaram interessadas em sediar o evento. A eleição já ocorreu e o resultado será divulgado na próxima semana. “João Pessoa quer ter a honra de sediar um evento tão importante para a Igreja no Brasil”, disse dom Aldo Pagoto.
“Queremos sediar os Congresso porque naquele ano Belém irá comemorar os 400 anos do município e de evangelização presentes naquelas terras”, disse o administrador arquidiocesano de Belém, padre Raimundo Possidônio Carrera da Mata, confirmando a candidatura da capital paraense. O próximo Congresso Eucarístico, a 16ª edição do evento, ocorrerá em Brasília, entre os dias 13 e 16 de maio de 2010.
Para o dia 1º de maio, os bispos estão preparando uma mensagem, em que manifestarão solidariedade aos trabalhadores reafirmando sua posição em favor dos direitos sociais do povo brasileiro.
O secretário-executivo da Campanha da Fraternidade, padre José Adalberto Vanzella, apresentou a temática da Campanha de 2010, cujo tema é “Economia e Vida” e lema “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Padre Vanzella explicou que a Campanha será ecumênica e organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). “O objetivo da CF-2010 é unir as igrejas para construir uma sociedade mais justa, consciente e discernida. Queremos conscientizar a sociedade para a centralização do dinheiro em torno de metas para o social”, antecipou o secretário.
Outro tema que entrou em pauta foi a questão das áreas indígenas apresentadas pelo bispo do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler. Ele falou sobre as dificuldades que passam os indígenas em defender sua cultura e terras.
A ex-secretária-executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Suylan Midlej, apresentou o número de assinaturas da Campanha Ficha Limpa. Ela fez questão de ressaltar que 77,8% das assinaturas recolhidas até agora chegaram das dioceses de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário