sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bispos usam novas tecnologias na Assembleia da CNBB













As novas tecnologias são um "verdadeiro dom para a humanidade", afirmou o Papa Bento XVI em sua mensagem para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, e complementou dizendo que "devemos fazer com que as vantagens que oferecem sejam postas ao serviço de todos os seres humanos e de todas as comunidades". Essa afirmação do Santo Padre ressoa na Assembleia dos Bispos de Itaici e, já é possível ver os bispos usando destes novos meios.
Laptops e celulares já fazem parte do dia a dia de quase todos, mas a novidade foi ver alguns bispos rezando a Liturgia das Horas em seu Smartphone. "Nós vivemos num tempo em que a tecnologia é uma grande conquista humana e que a gente pode usar para muitas coisas, para a comunicação se tornar cada vez mais rápida. Temos à nossa disposição meios que a gente pode usar e que de outra maneira precisaria de uma biblioteca, e que pode ser reduzido no tamanho, pode ser transportado, isso facilita muito", declarou o Arcebispo de Fortaleza (CE), Dom José Antonio Aparecido Tosi, um dos que incluíram em seu cotidiano os benefícios da tecnologia.
Dom José conta que já faz uso desse recurso há três anos, mas que a iniciativa ainda causa admiração e surpresa a muitos que não haviam pensado na possibilidade de usar o celular para fazer suas orações, e recorda um fato engraçado ocorrido no início do ano. Ele conta que foi celebrar no seminário propedêutico (início da preparação sacerdotal) de sua arquidiocese, e junto com a Missa, foram rezar a oração das laudes. "Eu peguei o Smartphone do bolso, abri e comecei a ver. Os seminaristas olharam para mim assustados - 'O que o bispo tá mexendo no celular na hora da Missa? Tá fazendo algum jogo?" Mas pouco a pouco eles perceberam que não, eu estava simplesmente rezando com eles".
"De repente os jovens perceberam que aquilo que se usa para chat, torpedo, mil e uma coisas, serve também para a gente rezar, estar em comunhão com os outros, para coisas importantíssimas de nossa vida cristã. São meios que não são só de lazer, mas também para transmitir a própria experiência, para evangelizar. São instrumentos que vão se mostrando muito bons para fazer o que o Evangelho diz sempre: 'Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura' (Marcos 16,15). Se a gente encontra meios para fazer isso ser mais fácil, eu acho que aí começa a servir para todos", ressaltou o prelado.
Na assembleia deste ano, o secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, falou sobre a diminuição de papéis distribuídos aos bispos durante o encontro, o material será entregue em CD. As impressões, também, diminuíram para os jornalista e grande parte das informações é disponibilizada no site da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário