segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Paróquia São Joaquim 74 Anos de Evangelização

Logotipo em preparação aos 75 anos de Evangelização em 2011

Igreja Matriz, antes das reformas

Festa do Padroeiro em 1936, no ano de Criação da Paróquia


A Paróquia São Joaquim completa no dia 16/08 do ano corrente, mais um ano de vida e missão, é o seu 74º Aniversário de Criação e Instalação; onde começa a preparação ao Jubileu de 75 anos
A história de nossa Paróquia começa no início do século XX, com a vinda de imigrantes para nossa região; a família Rocha e algumas famílias veem juntas para a até então “Laranja Azeda”, o Sr. Joaquim Raphael da Rocha, patriarca de mesma família, um católico fervoroso, doa terreno para a Cúria de Campinas, para a construção de uma Igreja.
As construções começam, e a Igreja leva o nome de São Joaquim, em homenagem ao Sr. Joaquim Raphael da Rocha, por tão grande graça.
A Igreja era “o ponto de encontro” dos imigrantes, pois anunciava os nascimentos, casamentos e os óbitos. A construção da Igreja esteve finalizada, e eis que não tínhamos mais a “Laranja Azeda” e sim “Gramado”, pertencia ao território da Paróquia São João Batista de Rio Claro.
Os anos vão passando e “Gramado” se torna Distrito de Paz de Santa Gertrudes. Vendo a necessidade do povo, e por ter um território vasto, Dom Francisco de Campos Barreto, Bispo de Campinas, desmembra a Igreja de São Joaquim, da Paróquia São João Batista, criando assim em 16/08/1936, a Paróquia São Joaquim (foi criada como Paróquia Nossa Senhora das Dores, mas com o passar dos anos houve a transferência).
Paróquia criada, mas mesmo assim era um Distrito de Paz, pertencente a Rio Claro, depois de 12 anos de criada a Paróquia São Joaquim, em 1948, Santa Gertrudes consegue sua Emancipação Político – Administrativa, tornando-se Município Independente, com todos os deveres e direitos de municípios. Era pároco na época da Emancipação o Padre Alfredo Fonseca Rodrigues.
Em 1958, o município de Santa Gertrudes, junto com alguns outros, é anexado á Diocese de Piracicaba (que foi criada em 1944), até então pertencente á Arquidiocese de Campinas.
Com a falta de padres diocesanos, a Paróquia é confiada aos Padres Estigmatinos, que cuidam e zelam dela por vários anos, dentre os Padres Estigmatinos que estiveram á frente da Paróquia, destacamos a figura de Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, CSS – Bispo Emérito de Caetité – BA. Com a graça de ter padres diocesanos de volta, a Paróquia é pedida aos Estigmatinos, voltando a ser administrada por padres diocesanos.
Muitos foram os padres que fizeram bastante por nossa Paróquia, entre os quais: Monsenhor Luiz Simioni, Monsenhor Romário Pazzianotto, Padre Querino Volani, que foi o idealizador e construtor da atual Igreja Matriz. Ambos e mais alguns são lembrados com gratidão e respeito, ambos também se encontram na Glória Celeste.
De nossos párocos, lembramos de alguns que por aqui passaram e ainda prestam seu auxílio á Diocese de Piracicaba: Padre José Carlos Pizzonia, Padre José Eduardo Sesso, Padre Rubens Marin.
Padre Rubens dentre seus feitos na Paróquia destacamos: Construção das Salas de Catequese São Tarcísio e do Salão Paroquial São Joaquim, a compra do terreno e início da construção da Capela Santa Catarina.
Padre Sesso dentre seus anos á frente da Paróquia destacamos: Construção da nova casa paroquial.
Nosso atual Pároco, Padre João Carlos da Cunha, fez e continua fazendo muito por nossa Paróquia: reforma da Capela São Joaquim, reforma da Capela São José, reforma e conclusão da Capela Santa Catarina, compra de terreno e construção da nova casa paroquial (para quando a paróquia for desmembrada), compra de terreno para a construção de uma nova capela no Bairro Parque dos Jequitibás, reforma da Igreja Matriz.
Nossa Paróquia completa 74 anos, e em todos esses anos tivemos um único propósito: Evangelizar a Cidade de Santa Gertrudes.
Muitas são as pessoas que auxiliam nesse processo de Evangelização, todos voluntários, membros de diversas pastorais e movimentos, que “doam todo seu tempo” para nossa Paróquia, querendo sempre o melhor de nossos paroquianos.
Com a aproximação dos 75 anos de Evangelização em 2011, foi aberto o ano em preparação ao Jubileu de Nossa Paróquia, um ano cheio de atividades, para que em 16 de agosto de 2011, a festa seja de todos e para todos os paroquianos.
Foi confeccionado um logo para esse ano, onde podemos ver: Paróquia São Joaquim Rumo aos 75 anos de Evangelização. A figura da Capela São Joaquim e de Nosso Padroeiro São Joaquim, e embaixo as datas: 16/08/1936 – 16/08/2011.
Que nesses 74 anos de Evangelização, por intercessão de Nosso Padroeiro São Joaquim, Deus abençoe a todos os paroquianos, agentes de pastoral, padres que já passaram por aqui, o nosso pároco, os que virão de vir, nosso diácono permanente e nossos seminaristas, que sejamos sal e luz no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário