domingo, 8 de agosto de 2010

As bodas de Caná da Galileia

As Bodas de Caná da Galileia
Jo (2, 1-11)
Por Jonas Cunha y Silva
















A Intercessão de Maria Santíssima

É fato que várias páginas do Antigo Testamento narram várias histórias dos feitos das santas mulheres que edificaram a história do povo de Israel. Todas elas foram uma prefigura de Maria, assim foram Ruth, Susana e Ester.

É nessa perspectiva, de perceber a ação de Maria na história dos milagres de Jesus, que devemos analisar o evangelho das Bodas de Caná.

O milagre

Não é de se admirar que o primeiro milagre de Cristo tenha se dado em uma festa de casamento, pois, naquele tempo, as festas de casamentos eram muito solenes, cheio de pompas etc. Segundo diz a tradição judaica, o casamento começava a ser preparado um ano antes, pois, isso garantia, segundo eles, a estabilidade do lar.

A Mãe de Jesus, certamente tinha relações de amizade com aqueles noivos, há quem diga até que poderia haver um grau de parentesco entre Maria e os noivos, por isso Maria se julgou no dever de compareçer.

Nosso Senhor Jesus acompanhou Maria, levando também os primeiros discípulos, segundo alguns padres, cardeais e até Papas, Cristo compareçeu ao casamento para dignificá-lo e para torná-lo e elevá-lo à dignidade de Sacramento da futura Igreja que deixaria à Pedro. Esta passagem também nos mostra o comportamento Cristão, que ao contrário do que muitos pensam, não é anti-social, Nosso Senhor gostava de festas, como todo jovem, como todos nós, participava delas e se alegrava nas danças e rituais judaicos de festas, mas claro, que tudo com a realeza que sempre teve.

Sempre desejosa de fazer o bem aos outros

"Como o vinho faltou, a Mãe de Jesus Lhe disse: Eles não tem mais vinho".

Neste versículo, vêmos a bondade de Maria, quando viu que não havia mais vinho no casamento, logo disse ao filho, que era o único que poderia fazer alguma coisa, naquele tempo, o casamento que faltava bebida era marcado para o resto da vida, os noivos eram rechassados por todos. Do mesmo modo, que Maria quis o bem daquele casal, assim também quer o nosso, por isso nós Católicos confiamos muito em Maria Santíssima, a quem chamamos carinhosamente de Nossa Senhora.

Nossa confiança em Maria deve ser total

"Sua mãe disse aos que estavam servindo: Fazei o que Ele vos disser".

Nós devemos ter confiança total em Nossa Senhora, pois a ela podemos recorrer quando também a nós "faltar o vinho", se Cristo, sendo Deus na Terra, não negou nada a sua mãe, quanto mais no céu negará? Por isso temos a confiança plena de que Maria Santíssima interçede por nós sim! Assim como intercedeu pelos noivos de Caná, agora que está no céu, intercede a todos que a Ela pedem.

Deus quer a nossa Cooperação nos milagres

"Jesus disse aos que estavam servindo: Enchei as talhas com água".

Assim como Cristo precisou da cooperação dos serventes para fazer o milagre, assim também pede a nossa, não adianta, apenas pedir, quando queremos o milagre, é preciso "cooperar com a graça" como diria um amigo meu chamado Abílio. Não adianta pedir pão e não trabalhar para tê-lo... Cristo quer nos dar tudo, assim como Maria também quer, mas é preciso pedir, rezar e "COOPERAR COM A GRAÇA!"

Finalmente

É neste trecho das Sagradas escrituras que "nasce" a confiança total dos Católicos na interseção da Bem aventurada e Sempre Virgem Maria, assim como Ela intercedeu pelos noivos, intercede por nós no Céu, e dizem ainda os sábios escritores do catolicismo que Maria quer dar muitas graças a todo o gênero humano, mas, ninguém pede à Ela, por isso, em nossas orações peçamos à Ela aquilo de que precisamos e não pedimos. Existe uma história que diz: "Todos nós sabemos que no céu, só entra gente bonita, bem vestida etc, pois num belo dia, começou a entrar no jardim do céu, uma gente feia, mal vestida, que não falava direito, mas que era fervorosa, que tinha sede e desejo de estar com Deus, São Pedro estando com Cristo, percebeu que aquela gente não tinha passado pelo portão que ele cuidava, após muitos dias, resolveu dar uma volta em todo o muro do céu, quando de repente viu uma escada e Maria puxando todos aqueles que queriam entrar no céu."
Espero que esta reflexão sobre as bodas de caná tenha sido útil a todos...

Nossa Senhora Rainha dos Céus! Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário