segunda-feira, 19 de julho de 2010

Círio de Nazaré: patrimônio imaterial da humanidade




O Círio de Nazaré, “a maior procissão católica do mundo”, conforme estudiosos e pesquisadores, pode se tornar patrimônio imaterial da humanidade. A decisão será tomada mês que vem em Paris, por uma comissão da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Apenas os elementos religiosos da festa foram incluídos no documento que será encaminhado a UNESCO. A diretoria do Círio de Nazaré acredita que, caso seja aceito o pedido, a festa religiosa ganhe não só visibilidade internacional, mas também reconhecimento no Guiness Book, o livro dos recordes, como a maior manifestação religiosa do mundo.

A festa de fé e devoção, que acontece em Belém desde 8 de setembro de 1793, tem trajeto de 3,6 quilômetros, que já chegou a ser percorrido em nove horas, reunindo um público estimado em 2,7 milhões de fiéis.

No Rio de Janeiro, o Círio de Nazaré aconteceu pela primeira vez em 2009. Na ocasião, o povo carioca fez uma verdadeira demonstração de fé à Virgem de Nazaré. Mesmo debaixo de chuva, mais de oito mil pessoas participaram da procissão do Círio, em Acari.

De velas acesas e cantando o Hino da Berlinda, tradicional em Belém do Pará, uma multidão seguiu emocionada e em paz pelas ruas do bairro. O Padre Nixon Bezerra de Brito, Vigário Paroquial da Igreja dos Santos Mártires Ugandenses e Nossa Senhora de Nazaré, em Acari, muito feliz, ressaltou que aquela comunidade, que antes era conhecida pela pobreza e violência, a partir daquele momento estava se tornando conhecida pela fé.


A Imagem, que esteve na Cidade por três dias, percorreu diversos lugares, abençoando e emocionando os cariocas. Devotos de todos os Vicariatos da Arquidiocese do Rio mantiveram a mesma alegria e fé na despedida da Virgem de Nazaré. O encerramento da Festa de Nazaré/Rio foi tão surpreendente como a passagem da imagem peregrina pelos bairros da cidade e dos municípios do Estado do Rio. Na despedida, fiéis lotaram as arquibancadas do Maracanãzinho para rezar com a Virgem Maria e cantar com o Padre Fábio de Melo. Aproximadamente 7 toneladas de alimentos não perecíveis foram doados e destinados ao Vicariato para a Caridade Social.


Cidade Maravilhosa prepara nova visita da Virgem de Nazaré


O Círio de Nazaré vai movimentar a Arquidiocese do Rio de Janeiro de 20 a 22 de agosto, quando a berlinda, ornamentada por flores, que carrega a imagem da Virgem de Nazaré, percorrerá todos os vicariatos. Fé e devoção devem ser as palavras que vão marcar esta edição da festa religiosa.


— Um povo que é abençoado pelo Cristo vai receber a benção de Nossa Senhora de Nazaré. Dessa maneira iremos aproveitar um evento cultural para ser também, para nós, um momento de fé e devoção que ajude o nosso povo em sua identidade católica e em seu entusiasmo para viver, como Igreja de Jesus Cristo, em estado permanente de missão, disse o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta.


Origem da devoção

A devoção à Nossa Senhora de Nazaré teve início, na verdade, em Portugal. Segundo a tradição, a imagem original da Virgem de Nazaré teria sido esculpida pelo seu próprio esposo, São José, e saído da cidade de Nazaré, no ano de 361. No Brasil, a devoção à Virgem teve início em 1700, quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou, às margens do igarapé Murutucú – no exato lugar onde hoje se encontra o Santuário de Nazaré – uma pequena imagem de Nossa Senhora. No mesmo dia, Plácido levou a imagem para casa, mas, no dia seguinte, para a sua surpresa, ela não estava mais lá. Depois de muito procurar, Plácido foi reencontrá-la, novamente, às margens do Murutucú. O fato teria se repetido mais algumas vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local onde encontrou a imagem, Plácido construiu uma pequena capela. Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo então governador da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio de Nazaré foi realizado no dia 8 de setembro de 1793.


FONTE:http://www.arquidiocese.org.br/

Um comentário:

  1. Desejo, que por intercessao da virgem de nazare, graças e bençoes sejam profusamente derramada sobre a vida e a historia de cada leitor!

    ResponderExcluir