quinta-feira, 29 de julho de 2010

Diocese de Piracicaba tem dois novos saerdotes


















“Omnes unum sint! - Que todos sejam um!” Esse pedido de Jesus foi o lema da ordenação sacerdotal de Ademilson Lopes da Silva e Anselmo Cardoso Martiniano, os dois novos sacerdotes da nossa diocese. Eles foram ordenados presbíteros pela oração da Igreja e imposição das mãos do bispo diocesano, Dom Fernando Mason, em solene celebração no dia 25 de julho.

A cerimônia foi celebrada na Catedral de Santo Antônio, que ficou totalmente tomada por familiares e amigos que participaram com fé e entusiasmo, numa bonita festa litúrgica. A Celebração Eucarística, durante a qual foram ordenados, foi presidida pelo bispo diocesano e concelebrada por Dom Eduardo Koaik e por muitos sacerdotes da diocese e outros. Também participaram vários diáconos permanentes e seminaristas.

Na homilia, Dom Fernando afirmou que “a diocese se alegra com a ordenação de vocês.” Ressaltando que, embora ninguém tenha o direito de ser ordenado, Deus concede essa graça a eles, que “souberam dizer sim ao chamado, que responderam ao toque de Deus.” Por mais duas vezes o bispo ressaltou que a ordenação é motivo de alegria para a diocese e declarou que a tarefa do sacerdote é “manter límpida e íntegra a nossa fé, sem usar Deus como muitos fazem.” O sacerdote é chamado para ajudar “o povo de Deus crescer na comunhão com o Sumo Bem.” Encerrando a reflexão, afirmou que se alegrava porque os dois candidatos souberam dizer sim, souberam dizer “aqui estou ao pedido da Igreja para serem ordenados.”

Após a celebração, houve uma confraternização no salão social da Catedral.

MINISTÉRIO - Padre Anselmo inicia seu ministério sacerdotal como vigário-paroquial da Paróquia Santo Antônio (Catedral), onde já exercia seu ministério diaconal. Padre Ademilson continua como administrador paroquial da Paróquia Divino Pai Eterno, em Piracicaba, ofício que já desempenhava desde sua ordenação diaconal em fevereiro.

DADOS BIOGRÁFICOS - Padre Ademilson é filho de Antônio Lopes da Silva e Maria Pacheco da Silva. Natural da cidade de Auriflama (SP), nasceu em 7 de dezembro de 1972. Antes de ingressar no seminário, teve uma rica experiência pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde participou do grupo de jovens da matriz. Mais tarde ajudou a criar o grupo de jovens da Capela Santa Rita, participando ativamente e também coordenando. Também foi catequista, atuou no grupo de preparação à Crisma e participou do Coral Santa Cecília. Em 2002, iniciou sua formação presbiteral, ingressando no seminário propedêutico. Depois integrou os seminários filosófico e teológico da diocese e cursou Filosofia e Teologia na PUC Campinas, concluindo os estudos no final de 2009. Foi ordenado diácono no dia 7 de fevereiro deste ano.

Padre Anselmo nasceu em São Paulo, no dia 19 de maio de 1981, filho de Sebastiana Raimunda Cardoso Martiniano e Donizetti Aparecido Martiniano. Em 2000, começou a participar dos encontros de discernimento vocacional na comunidade da então Quase-paróquia Divino Pai Eterno e assumiu o grupo da Infância Missionária. Fez acompanhamento vocacional com os padres da congregação dos estigmatinos. Em 2001, ingressou no seminário propedêutico da congregação, em Ribeirão Preto; no ano seguinte, mudou-se para Campinas, para o Aspirantado, durante o qual cursou Filosofia na PUC Campinas, concluída em 2004. Retornou a Piracicaba em agosto de 2004, quando decidiu entrar no seminário da diocese. Durante o ano de 2005, enquanto se preparava para o retorno ao seminário, trabalhou como secretário paroquial da Quase-paróquia Divino Pai Eterno e realizou algumas atividades pastorais na comunidade. Em 2006 ingressou no seminário teológico da nossa diocese, cursando Teologia na PUC Campinas, concluída em dezembro de 2009. Foi ordenado diácono em 31 de janeiro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário