sexta-feira, 2 de julho de 2010

Diocese de Piracicaba prepara 6º Plano de Pastoral


Com o objetivo de fazer uma profunda análise da realidade diocesana, rever seus organismos e estruturas e definir o 6º Plano de Pastoral, a Diocese de Piracicaba iniciou, no final de 2007, um longo processo denominado Revisão Ampla.

Esse processo já contemplou muitas reuniões, pesquisas, avaliações, assembleias. E como fruto dessa primeira fase, já estão definidas as propostas que incorporarão o próximo plano de pastoral.

Agora a Revisão Ampla vive uma nova fase, com a elaboração dos diretórios, com normas e diretrizes, para as pastorais e organismos diocesanos. As nove comissões de trabalho elaboraram os textos que foram enviados ao Secretariado Executivo Diocesano de Revisão Ampla; depois de revisados por uma comissão especial, foram encaminhados às paróquias para análise e propostas de acréscimos ou modificações.

Os textos retornaram ao Secretariado que está avaliando as emendas e se encarregará de elaborar novos textos, incorporando as modificações pertinentes sugeridas pelas paróquias. Esses textos retornarão às paróquias para novo estudo a partir de agosto.

ASSEMBLEIA – Segundo o Padre Jucimar Bitencourt, coordenador diocesano de pastoral e que coordena os trabalhos da Revisão Ampla, o próximo passo será a Assembleia Diocesana que está prevista para o dia 16 de outubro, reunindo padres, diáconos permanentes e representantes de religiosos e leigos. Ela terá a incumbência de votar os textos finais dos diretórios, bem como a redação final das propostas aprovadas na primeira fase.

Padre Jucimar está bastante otimista com os resultados do processo e espera concluir a segunda fase com essa assembleia. Mas ele salienta que, se houver necessidade, outra assembleia será realizada, dentro do princípio da ampla participação para maior eficácia dos trabalhos.

A terceira fase envolverá os trabalhos de redação final e montagem gráfica do 6º Plano de Pastoral Diocesano, cuja publicação solene está prevista para o dia 17 de dezembro.

TEMA E LEMA - Segundo o bispo Dom Fernando, a Revisão Ampla é “um autoestudo ou algo parecido com um sínodo diocesano, cujo objetivo é chegar a um plano de pastoral bem refletido.” Tem como tema “De fiéis batizados a discípulos missionários” e como lema “Diocese de Piracicaba: escuta, segue e anuncia o Cristo”.

O objetivo desta Revisão Ampla é “analisar amplamente todos os organismos diocesanos, pastorais, movimentos e associações, para fortalecer as atitudes concretas de evangelização dando consciência de que o caminho autêntico da vida cristã é o de comunhão com Cristo e com a Igreja Particular de Piracicaba.”

A partir do mandato de Cristo “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura”, propõe-se a trabalhar por uma Igreja, comunidade de discípulos missionários, aberta ao mundo inteiro, mais evangelizadora, mais profética e acolhedora, capaz de sinalizar o reino.

EQUIPES DE TRABALHO - Para organizar e dirigir todo o trabalho, foi constituída uma equipe – o Secretariado Executivo Diocesano de Revisão Ampla – formado pelo bispo diocesano, pelo coordenador diocesano de pastoral, pelos padres coordenadores das regiões pastorais, pelo coordenador dos diáconos permanentes, por um padre religioso e por três leigas.

Após algumas reuniões, foram delineadas as áreas de trabalho, formando-se nove comissões, que contemplam pastorais, movimentos, associações, novas comunidades e outros organismos.

São estas as comissões, os articuladores e os organismos abrangidos:

MINISTÉRIO E VIDA CONSAGRADA (Padre João Carlos da Cunha) - Pastoral Vocacional, Conselho Diocesano de Diáconos; Pastoral Presbiteral, CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil, seminários, Conselho de Presbíteros.

LAICATO, VIDA E FAMÍLIA (Padre Reinaldo César Demarchi) - Conselho Nacional do Laicato no Brasil, Setor Juventude, Pastoral Familiar, ECC – Encontro de Casais com Cristo, CEBs – Comunidades Eclesiais de Base.

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA (Padre Mário Luiz Tognali) - Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, Missão Permanente, Projeto Missionário Sul 1 – Norte 1, COMIDI – Comissão Missionária Diocesana, Ecumenismo.

CARIDADE, JUSTIÇA E PAZ (Padre Claudemir Aparecido da Rocha) - PASCA – Pastoral do Serviço da Caridade, Pastoral dos Migrantes, Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral Social, Pastoral da Pessoa Idosa, FCD – Fraternidade Cristã dos Deficientes.

BÍBLICO-CATEQUÉTICA (Padre Pedro Luís da Silva Rubio) - Pastoral do Batismo, Pastoral Bíblico-catequética, Pastoral da Animação Bíblica.

LITURGIA (Padre Kleber Fernandes Danelon) - Pastoral dos Acólitos e Coroinhas, Pastoral Litúrgica (leitores, ministros da palavra, ministros das exéquias, agentes de música), Pastoral Arte Sacra, Ministros da Eucaristia.

ECONOMIA – ADMINISTRAÇÃO (Padre Carlos Roberto Dóllo) - Arquitetura Sacra, Pastoral do Dízimo, Comissão Econômica, Cúria (vigararia geral, chancelaria, arquivo diocesano, bens culturais, patrimônio e obras, jurídico, contabilidade), administração paroquial.

CULTURA, EDUCAÇÃO E MCS (Padre José Cipriano Ramos Filho) - Pastoral da Comunicação, Pastoral da Educação e Ensino Religioso, Pastoral Fé e Cultura, Escola de Teologia para Leigos, Centro de Formação (na Região Pastoral Santa Bárbara), escolas católicas, Pastoral Afro-brasileira.

MOVIMENTOS (Padre Paulo Roberto Saraiva de Brito) - Focolares, Movimento de Schoenstatt, Equipes de Nossa Senhora, Novas Comunidades, Legião de Maria, RCC – Renovação Carismática Católica, Cursilhos de Cristandade, Vicentinos, Apostolado da Oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário