quarta-feira, 6 de abril de 2011

João Paulo II gostava de cantar diante da Eucaristia, diz cardeal


O Núncio Apostólico Emérito da República Tcheca, Cardeal Giovanni Coppa, recorda um episódio que o surpreendeu do Papa João Paulo II em uma de suas viagens quando o viu de joelhos e cantando sozinho ante do Sacrário "que era como uma conversa de amor com Cristo".

O cardeal lembra a viagem de João Paulo II à República Tcheca em 1995, quando já começava a usar uma bengala devido à sua enfraquecida saúde, e recorda que "ainda tinha forças para usar as escadas em vez do elevador".

"A primeira noite daquela viagem, logo depois de voltar do jantar com os bispos, desceu à capela diante do Santíssimo. As irmãs tinham preparado para ele um grande genuflexório, mas preferiu rezar em uma das bancas habituais. Eu o acompanhava, esperando-o para fora da capela".

A segunda noite, recorda o Cardeal Coppa, "tive que atender uma ligação urgente e não pude acompanhá-lo à capela. Cheguei logo, quando já estava ajoelhado. Antes de entrar escutei como uma música distinta, e quando abri silenciosamente a porta, escutei como, ajoelhado nos bancos, cantava humildemente ante o tabernáculo".

"O Papa cantava em voz baixa diante de Jesus Eucaristia: o Papa e Cristo na Hóstia, Pedro e Cristo. Foi para mim uma coisa emocionante, um fortíssimo clamor de fé e amor à Eucaristia, e à realidade do ministério petrino".

"Nunca -prossegue- esqueci esse delicado canto, que era como uma conversa de amor com Cristo. só uma vez contei este episódio, na República Tcheca, mas é bom que se saiba, sobre tudo agora que se aproxima a beatificação, porque manifesta dignamente que devemos ter uma relação sempre viva, íntima e profunda com o Jesus, que vive na Eucaristia".

Esse canto, conclui o Cardeal, "demonstra-nos, de modo superlativo, que João Paulo II foi verdadeiramente um apaixonado por Cristo".
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário