sábado, 2 de abril de 2011

6 anos sem João Paulo II


Hoje, dia 02 de abril, é um dia triste para os Católicos e para todo o Mundo, pois faz seis anos que João Paulo II, o Papa da Paz, partia para á casa do Pai.

O Saudoso Papa faleceu ás 21h37 (16h37 de Brasília), o anúncio da Morte de Sua Santidade aos fiéis, foi proferido pelo Cardeal Sandre, o mesmo que lia os pronunciamentos papais. De maneira sucinta disse: “O Papa vai voltar para a Casa do Pai”. Nesse momento os sinos da Basílica de São Pedro e demais Basílicas de Roma anunciaram também a morte do Romano Pontífice.

Após o anúncio da Morte de João de Deus, os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, começaram a chorar e exclamar: “Santo Súbito”.

De fato, João Paulo II, foi um Papa Santo, teve o 3º Pontificado mais longo da História, visitou mais de 120 países, canonizou e beatificou milhares de fiéis.

João Paulo II amava o Brasil, esteve no país três vezes, na primeira em 1980 consagrou o Santuário de Aparecida, durante suas viagens ao Brasil visitou quase todas as Capitais. Em sua 3ª viagem ao País, em 1997, por ocasião do IV Encontro Mundial das Famílias com o Papa no Rio de Janeiro, pronunciou: “Se Deus é Brasileiro, o Papa é Carioca”. João Paulo II canonizou a Primeira Santa do Brasil: Santa Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Era um Papa muito devoto de Nossa Senhora, fazia jus ao seu lema: “Totus Tuus Virgo Mariae – Todo Teu Virgem Maria”. Em 1981 sofreu um atentado e pediu á Interseção de Nossa Senhora de Fátima, levando depois a bala que lhe acertou e depositando na Coroa da Senhora de Fátima.

Foi o Papa que revelou ao Mundo a 3ª profecia de Fátima, depois do encontro com Irmã Lucia (a última vidente de Fátima que estava viva na época). Durante seu Pontificado conheceu a Bem Aventurada Madre Teresa de Calcutá e a Beatificou; foi o Papa que pode dar Abertura á Porta Santa no Jubileu do Ano 2000, inclusive em tal ocasião pediu perdão ao Mundo, de todos os erros que a Igreja Católica cometeu, também perdoou o seu assassino. Foi o Papa que criou a Jornada Mundial da Juventude, pois amava os jovens e segundo fontes foram suas últimas palavras ao saber que a maioria que estava em Vigília na Praça de São Pedro eram jovens: “Eu procurei por vocês e agora vocês vieram a mim. E eu lhes agradeço”.

Em seu Pontificado foi instituída a Festa da Divina Misericórdia, no 2º domingo da Páscoa.

Foi um Papa Ecumênico, inclusive em seu velório, estavam todos os líderes de todas as Igrejas e todos os chefes de Estado e chefes de Governo do Mundo, pela primeira vez um fato inédito em Roma: o Mundo todo reunido para se despedir de um Pontífice que deixou um grande legado.

Poucos meses após a data de sua Morte foi aberto o Processo de Beatificação/Canonização, sendo que o Código de Direito Canônico estabelece que depois de cinco anos que deve ser aberto, mas o do Saudoso Papa foi diferente.

Seu sucessor Sua Santidade Bento XVI reconheceu suas virturdes heróicas, e reconheceu também o Milagre para a Beatificação.

Bento XVI será o primeiro Papa que Beatificará seu Sucessor. E depois de seis anos de sua Morte, João Paulo II será proclamado Beato da Santa Igreja, e por curiosidade: faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia, que foi o próprio João Paulo II que instituiu e será Beatificado também na Festa da Divina Misericórdia. O Saudoso Papa, o nosso Beato João Paulo II se alegra no céu, pois é Beatificado na Festa que tanto tinha devoção, e no mês de Maria, que também era outra grande devoção do Papa.

Bem Aventurado João Paulo II, rogai por nós.

Por Alan Felipe Basteli, acólito, catequista, proprietário desse Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário