segunda-feira, 11 de abril de 2011

Eleições e Diretrizes para a Evangelização dão o tom da 49ª Assembleia Geral da CNBB


A Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela primeira vez, será realizada em Aparecida (SP). Uma grande estrutura está sendo montada pelo Santuário de Aparecida para acolher o evento que reunirá mais de 300 bispos, durante dez dias, de 4 a 13 de maio.

Esta será a 49ª Assembleia da CNBB e terá dois temas centrais. O primeiro são as eleições nova Presidência da Conferência e dos presidentes das Comissões Pastorais. O segundo são as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que serão aprovadas pela CNBB para o quadriênio 2011-2015.

Já as Diretrizes do Diaconato Permanente estão entre os chamados temas prioritários, juntamente com assuntos de liturgia. Durante a Assembleia, a CNBB prestará homenagem à Adveniat que, neste ano, comemora 50 anos. Haverá, ainda, análise de conjuntura social e eclesial e várias comunicações referentes, por exemplo, aos 50 anos do Movimento de Educação de Base (MEB), Jornada Mundial da Juventude, preparação do jubileu de 50 anos do Concílio Vaticano II, situação dos povos indígenas.

Em entrevista à Assessoria de Imprensa, dom Dimas Lara Barbosa falou de suas expectativas para a Assembleia.

Dom Dimas, como será a 49ª Assembleia da CNBB?

R: Esta vai ser uma assembleia muito especial. Será a primeira realizada sob o manto de Nossa Senhora Aparecida, em seu Santuário, com a presença de tantos peregrinos, vindos de todas as partes do Brasil. Será, sem dúvida, um eco da Conferência de Aparecida, que foi realizada nesta mesma dinâmica.

Quais os principais assuntos a serem discutidos pelos bispos?

R: Vamos aprovar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio e eleger os que deverão conduzir mais diretamente os rumos da CNBB nos próximos quatro anos. Vamos definir aspectos importantes sobre a estrutura da CNBB como, por exemplo, o número das Comissões Episcopais Pastorais.

Qual a sua expectativa em relação à Assembleia?

R: Nossa expectativa é de que a Assembleia seja um momento rico de partilha, de fraternidade, de discernimento. O lugar para isso não poderia ser mais adequado: aos pés de Nossa Senhora a quem consagramos tudo que formos decidir e realizar. Que tudo se faça para o bem de nosso povo, da Santa Igreja de Deus, na construção do Reino.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário