domingo, 16 de agosto de 2009

Paróquia São Joaquim 73 Anos Evangelizando Santa Gertrudes-SP

Matriz de São Joaquim

Capela São José

Capela Santa Catarina

Capela São Joaquim

Festa do Padroeiro, 1936



Hoje 16 de agosto é uma data muito especial para a Paróquia São Joaquim, pois completa 73 anos de Criação e Instalação e também para a cidade de Santa Gertrudes, pois completa 61 anos de Emancipação Político – Administrativa.
A história de nossa Paróquia e cidade inicia-se no inicio do século XX, quando os imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, árabes, japoneses, alemães, entre tantos outros de diversas nacionalidades começaram a trabalhar na Fazenda Santa Gertrudes, de propriedade do Conde de Prates, algumas famílias começaram a abandonar os serviços na Fazenda e a vir para Gramado, pois já tinha a Estação Santa Gertrudes nessa localidade.
A primeira família a vir para Gramado (hoje Santa Gertrudes) foi a família Rocha, tendo como patriarca o Sr. Joaquim Raphael da Rocha, com a família Rocha vieram famílias tradicionais também: Pagnoca, Jacomini , Paraluppi , Vitte, Fillier, Carandina, Mofato, Belloto, Girotto, Buschinelli, Scatolin, Baioco, Beraldo, Tonon, Buoro, Bocato, Basteli, Gasparini,Barel, Seneme, Milani, Pim, Garcia, Ribeirão, entre tantas outras.Com a vinda dessas famílias Santa Gertrudes iniciava também os comércios, com os padeiros, barbeiros, marceneiros, carpinteiros, entre tantos outros. O Sr. Joaquim Rocha vendo a necessidade do povo dou um terreno á Cúria para a construção de uma Igreja, foi iniciada sua construção e ficando sob o Patronato de São Joaquim, em homenagem ao Sr. Joaquim, iniciou-se assim a história da Paróquia São Joaquim.
Com o passar dos anos , a vila foi crescendo , tornando-se Distrito de Paz de Santa Gertrudes, pertencente á cidade de Rio Claro.
Em 16 de agosto de 1936, D. Francisco de Campos Barreto, na época Bispo de Campinas, cria a Paróquia Nossa Senhora das Dores, por ser grande devoto deste título de Nossa Senhora, ele pensava que São Joaquim como nome da Paróquia não iria dar certo, mas na verdade o que não deu certo foi Paróquia Nossa Senhora das Dores, mas continuava sob o Patronato de São Joaquim. Com a criação da Paróquia inicia- se a construção da Casa Paroquial.
Em 1948, Santa Gertrudes consegue sua Emancipação Político – Administrativa, tornando-se município independente, fixando seu aniversário em 16 de agosto para homenagear a Paróquia, era pároco nessa data o Padre Alfredo Fonseca Rodrigues.
Os anos vão passando e a cidade crescendo, em meados de 1960 o Sr. Carlos Buschinelli doa terreno para a construção de uma Igreja maior, inicia-se então a construção da Matriz de São Joaquim, entre 1966 a 1969, estava pronta a Igreja Matriz, sendo pároco na época o Padre Guerino Vollani.
Depois vêm vários outros párocos, em 1985, Padre Rubens Marin, pároco na época, vendo a necessidade do povo inicia-se a construção do Salão Paroquial São Joaquim e das Salas de Catequese São Tarcísio. Nessa época também são doados os terrenos para a construção da Capela São José e da Capela Santa Catarina, a São José é terminada e já recebe celebrações a Santa Catarina ainda fica em construção. Em 1991, Padre José Eduardo Sesso torna-se pároco, e em 1996 nos 60 anos da Criação e Instalação da Paróquia juntamente com D. Eduardo Koaik, então Bispo Diocesano de Piracicaba, transfere o nome da Paróquia, de Paróquia Nossa Senhora das Dores, para Paróquia São Joaquim, após isso se inicia a construção da Nova Casa Paroquial. Em 2001 assume a Paróquia, o Padre João Carlos da Cunha, que vendo as necessidades da Paróquia reforma a Capela São Joaquim, reforma a Capela São José e conclui a Capela Santa Catarina. Pede também ao Dr. João Carlos Vitte, Prefeito Municipal na data de que o feriado de São Joaquim seja fixado no dia certo em 26 de julho, transferindo- o de 8 de dezembro, com isso Santa Gertrudes tem 2 feriados : em 26 de julho seu Padroeiro São Joaquim e em 16 de agosto seu aniversario. Padre João também depois inicia a Reforma da Matriz. Em 2008, Padre João recebe o título de “Cidadão Gertrudense” pelos seus feitos á cidade e a Paróquia. Nossa Paróquia é simples e humilde, mas se torna grandiosa pela sua acolhida, pelos seus paroquianos. Que nesses 73 anos Deus abençoe a todos os padres que aqui trabalharam como párocos, os que aqui fizeram pastoral, como seminaristas, os diáconos que por aqui passaram, tanto os transitórios como os permanentes, e claro pelos padres e bispo que Santa Gertrudes entregou á Igreja.
Acabo este artigo, colocando o refrão do Hino de Santa Gertrudes:
“Nossa Terá Ó Santa Gertrudes,
Te Abençoa e Conduz São Joaquim !
Vem do Antigo “Gramado” Virtudes,
Que Te Envolvem num Brilho Sem Fim! “

Digo também, são 73 anos Evangelizando Santa Gertrudes e 61 anos sob o Patronato de São Joaquim.
Parabéns Paróquia São Joaquim pelos seus 73 anos e Parabéns Santa Gertrudes pelos seus 61 anos.
São Joaquim e Santa Gertrudes, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário