sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Catequistas celebram seu dia



Dentro do Mês Vocacional, o último domingo de agosto é o Dia do Catequista, cuja celebração, neste Ano Catequético, adquire um sentido especial. Em nossa diocese, as comemorações da data realizam-se nas paróquias. E mais de 600 catequistas representam a Diocese de Piracicaba na romaria ao Santuário de Aparecida, promovida pelo Regional Sul-1 da CNBB (que compreende as arquidioceses e dioceses do estado de São Paulo). O evento, que tem como tema “Catequistas com Maria no caminho para o discipulado”, insere-se nas celebrações do Ano Catequético.


SUBLIME MINISTÉRIO – No Dia do Catequista, somos convidados a homenagear aquelas pessoas que, num testemunho de fé e generosidade, dedicam-se ao sublime ministério de transmitir as verdades divinas a crianças, adolescentes e jovens. A missão dos catequistas é das mais importantes dentro da Igreja, que sempre valorizou esse ministério confiado geralmente aos cristãos leigos.“O trabalho dos catequistas, muitas vezes humilde e escondido, mas realizado com zelo inflamado e generoso, é uma forma eminente de apostolado leigo, particularmente importante naquelas partes onde, por diversas razões, as crianças e os jovens não recebem no lar formação religiosa conveniente” – ensinava o Papa João Paulo II. O catequista exerce o serviço da Palavra. Ele fala em nome de Deus e da Igreja. Ele é o comunicador da Boa Nova de Jesus Cristo.

Ser catequista: compromisso de amor

Ao assumir o compromisso de transmitir a Boa Nova de Jesus Cristo, de fazer conhecer e de vivenciar a sua mensagem, o catequista precisa conhecer o processo que torna possível a sua missão.

1º Ensinar: não é apenas repassar informações, mas é um processo que envolve preparação e conhecimento da doutrina, da história da Igreja e da História da Salvação. O processo de ensinar na catequese deverá:* Conduzir o catequizando à descoberta do conhecimento da fé;* Despertar para a oração, promovendo a intimidade com Cristo;* Preparar para a vida em comunidade e orientar para ser presença cristã na sociedade;* Propiciar oportunidades de entender o que é experiência de fé a partir do Evangelho.
2º Aprender: este aprendizado é para ser realizado em grupo, pelo grupo e com o grupo. Esse processo deverá ser gradual. É fazer do conteúdo da catequese elemento essencial e significativo na vida do catequizando para que ele possa:
* Anunciar com clareza (dar a razão de sua fé);* Celebrar (partilhar a sua experiência de fé na comunidade);* Viver (colocar em prática o que aprendeu e fazer experiência de conversão);* Transmitir (iniciar a missão de evangelizar).
3º Sentir: estabelece a relação entre a realidade e as perspectivas apresentadas no Evangelho. Possibilita a intimidade com o Pai e a realização da Profissão de Fé de maneira coerente.
4º Criar: precisamos acreditar para criar condições de divulgar. O criar está ligado à sensibilidade. O olhar atento garante a possibilidade contínua de criar um jeito novo de catequizar e entender os mistérios do Reino.
5º Descobrir: é achar a presença do divino na sua vida, através do diálogo íntimo com Deus, encontrando gratuidade no seu amor e a necessidade de desenvolver os dons, para crescer e amadurecer a sua experiência de comunidade de fé.
6º Experienciar: é a soma das etapas anteriores que culmina na adaptação à vida pessoal.

Ano Catequético


A Igreja no Brasil está realizando o Ano Catequético, com o tema “Catequese, caminho para o discipulado” e o lema “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o Pão” (cf. Lc 24,13-35). A abertura oficial ocorreu no 2º Domingo da Páscoa, dia 19, e estende-se até a festa de Cristo Rei, no dia 22 de novembro. A celebração do Ano Catequético foi decidida em 2006, na Assembléia Geral da CNBB, que aprovou por unanimidade sua realização neste ano, comemorando os 50 anos do primeiro Ano Catequético, ocorrido em 1959. Caminhadas, congressos, jornadas, renovação da catequese com diversas iniciativas são atividades para celebrar este ano, que terá sua culminância com a 3ª Semana Brasileira de Catequese, de 7 a 11 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário