quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cardeal orienta as famílias a pedirem vocações sacerdotais


O prefeito da congregação para o Clero, Cardeal Dom Claudio Humme, pediu nesta terça-feira, 4, aos pais de família que não tenham medo de uma possível vocação sacerdotal do filho, mas que ousem pedir a Deus essa graça e descubram que doar à Igreja um sacerdote é uma verdadeira bênção. Ele enfatizou ainda o papel da família no cultivo das vocações. "As famílias devem ser verdadeiras Igrejas domésticas, fontes de fé e de amor, onde se reza junto", destacou.
O pedido de Dom Claudio, foi feito ontem de manhã, dia do padre, na Diocese de Belley-Ars, na França em uma missa celebrada por ocasião do 150º aniversário da morte de São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, padroeiro dos párocos.
Em sua homilia, Dom Claudio destacou que a vida de São João Maria Vianney, modelo de fé, de constante oração, espiritualidade profunda e sólida, exemplo de penitencia, humildade e pobreza, é rica em ensinamentos para o homem de hoje.
O cardeal definiu "admirável" a escolha de Cura d’Ars de colocar a celebração da Missa no centro da vida paroquial, e exemplar o seu amor pelos pobres, e sua caridade pastoral, que o fazia encontrar todos os seus paroquianos.
Além da missa, houve uma procissão da relíquia do coração do santo e a solene celebração das Vésperas. Ao falar do Ano Sacerdotal, o cardeal afirmou que se trata de um tempo de graças. "A Igreja quer dizer aos sacerdotes que agradece a Deus por sua presença, que os admira e os ama. Além disso, os sustenta com a oração e quer ajudá-los concretamente no desempenho de sua missão sacerdotal".
O arcebispo emérito de São Paulo falou ainda sobre a importância do sacramento da reconciliação, que deve ser cumprido com fé, espírito de sacrifício e amor pastoral, com grande generosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário